• Carregando...
Paquistaneses observam carro atingido por escombros: construções destruídas eram frágeis | Banaras Khan/AFP
Paquistaneses observam carro atingido por escombros: construções destruídas eram frágeis| Foto: Banaras Khan/AFP
  • Veja onde fica Quetta, no Paquistão

Quetta, Paquistão - Um forte terremoto surpreendeu a população do sudoeste do Paquistão na madrugada de ontem, provocando a morte de pelo menos 170 pessoas. Cerca de 2.000 frágeis construções foram destruídas em um momento no qual a maioria da população afetada ainda dormia. O tremor chegou a 6,4 graus na escala Richter, segundo informações do Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos.

Algumas horas depois, um novo terremoto atingiu a mesma região, alcançando 6,2 graus na escala Richter em meio a diversos outros abalos secundários, de acordo com dados da entidade americana.

Autoridades locais disseram que o número de vítimas dos abalos sísmicos pode aumentar.

A zona mais atingida foi Ziarat, onde em cinco aldeias foram destruídas centenas de casas precárias, segundo o prefeito Dilawar Kakar. Algumas casas foram encobertas por uma avalanche causada pelo sismo. "Houve uma terrível destruição. Nenhuma casa ficou intacta", disse Kakar.

O ministro da Silvicultura do Baluquistão, Maulana Abdul Samad, informou que, além dos cerca de 170 mortos, 375 pessoas ficaram feridas e pelo menos 15 mil sobreviventes estão desabrigados.

"Quero pedir ajuda a todo mundo. Necessitamos de comida, remédios. As pessoas precisam de roupa, cobertas, porque aqui faz muito frio", apontou o prefeito.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) enviou duas equipes para ajudar, já que há muitas pessoas desabrigadas e o frio é rigoroso — à noite, a temperatura deverá ser de cerca de 10oC. A Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou dois caminhões com medicamentos e outros equipamentos médicos suficientes para atender 50 mil pessoas.

O ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse que seu país ofereceu 250 mil euros em ajuda imediata ao Paquistão. Ele disse que o governo paquistanês acredita que um esforço internacional de auxílio não será necessário.

O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Sean McCormack, afirmou que o país está disposto a enviar apoio humanitário ao país atingido.

O Exército paquistanês informou ter despachado equipes médicas a bordo de helicópteros para os vilarejos na zona atingida. O epicentro do terremoto ocorreu 640 quilômetros ao sudoeste da capital, Islamabad.

O Paquistão é sujeito a tremores intensos. Em outubro de 2005, um terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter devastou a Caxemira e o norte do país, deixando perto de 80 mil mortos.

A província do Baluquistão abriga um antigo movimento separatista, mas não é considerada um campo de batalha importante na luta contra os rebeldes do Taleban que se espalham por outras regiões da fronteira.

Em 1935, a cidade de Quetta, capital do Baluquistão, foi devastada por um terremoto de 7,5 graus na escala Richter, que matou mais de 30 mil pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]