• Carregando...
Veja onde aconteceram os tremores |
Veja onde aconteceram os tremores| Foto:

Dois grandes terremotos atingiram ontem as Ilhas Salomão, país no Oceano Pacífico, destruindo ou danificando centenas de casas e dando início a um tsunami que chegou à costa. Relatos iniciais indicam que ninguém ficou seriamente ferido.

Um dos tremores foi de 7,2 graus na escala Richter. O Escritório de Gerenciamento de Desastres Na­­cionais do país disse que relatos de danos começaram a surgir.

Os epicentros dos tremores fo­­ram localizados abaixo do fundo do oceano, perto da cidade de Gi­­zo, local que ficou bastante da­­nificado em abril de 2007, quando um terremoto de 8,1 graus provocou um tsunami que matou mais de 50 pessoas.

Outro tsunami devastou uma vila na ilha Rendova, a cerca de 300 quilômetros da capital, Ho­­niara, nesta segunda-feira, informou o funcionário do escritório de desastres Loti Yates. "Segundo um relato da polícia, a vila foi atingida por uma parede de água de 2 a 3 metros", disse Yates. "Foi uma inundação total que a polícia viu ao sobrevoar a área". A população de Rendova é de cerca de 3.600 pessoas.

Yates disse que a vila de Ba­­niata, na costa de Rendova, 16 casas foram destruídas e 32 ficaram danificadas pelo tremor e pelas ondas. "Pode ser que vá­­rias centenas de casas te­­nham sido danificadas....mas isso ainda não foi verificado", disse Ya­­tes. "Há duas ou três vilas onde a situação pode ser muito pior".

Dez turistas estrangeiros estavam na ilha Tetepare, um desabitado local de ecoturismo. Quatro alemães, quatro britânicos e dois neozelandeses fo­­­ram retirados. Infor­­ma­­ções não confirmadas indicam que duas pessoas estavam feridas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]