• Carregando...

O Tribunal de Apelação de Palermo condenou nesta segunda-feira (25) a sete anos de prisão por cumplicidade com a máfia o ex-senador italiano Marcello Dell'Utri, ligado ao ex-premiê Silvio Berlusconi. Dell'Utri, 71, liderou durante mais de 30 a empresa de publicidade Publitalia, do Fininvest (editora, jornais, televisão), propriedade de Berlusconi. Hoje ele foi condenado por ter atuado como "mediador" da Cosa Nostra para obter a proteção da máfia para Berlusconi e família.

Dell'Utri já havia sido condenado três anos atrás à mesma pena, mas esta havia sido anulada pelo Tribunal de Cassação. Berlusconi não incluiu Dell'Utri em suas listas eleitorais das últimas eleições legislativas devido aos problemas do ex-senador com a Justiça. O procurador-geral Luigi Patronaggio disse à imprensa que a condenação é o reconhecimento da culpa de Dell'Utri pelos crimes dos quais era acusado de ter cometido até o ano de 1992, pois já tinha sido absolvido das denúncias que se referiam aos anos posteriores.

"Depois de 20 anos, nada nos surpreende. Prevíamos um resultado favorável, mas apresentaremos um recurso de cassação", anunciaram os advogados de Dell'Utri.

Segundo previsões publicadas pela imprensa, se o Tribunal de Cassação não se pronunciar antes de junho de 2014, a condenação prescreverá automaticamente. O longo procedimento judicial começou em 1994 com a abertura de uma investigação sobre Dell'Utri, oriundo de Palermo (Sicília).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]