• Carregando...
Silvio Berlusconi, em Roma: decisão abre caminho para processos judiciais | Alberto Pizzoli/AFP
Silvio Berlusconi, em Roma: decisão abre caminho para processos judiciais| Foto: Alberto Pizzoli/AFP

Roma - O premier italiano, Silvio Ber­­lusconi, sofreu ontem o pior revés de seu atual mandato. O Tribunal Constitucional do país anulou a lei que lhe dava imunidade judicial enquanto o primeiro-ministro es­­tiver no cargo. Isso significa que pelo menos dois processos envolvendo o governo direitista podem ser desengavetados.

A decisão, por 9 votos a 6, vem em um momento de fragilidade política e baseia-se no argumento de que a emenda aprovada pelo Parlamento em 2008 fere o princípio constitucional de que todos os cidadãos são iguais perante a lei.

Contas na Justiça

Fim da imunidade pode levar a reabertura de processos com o primeiro-ministro italiano.

Suborno a advogado

- Berlusconi é acusado de pagar 580 mil euros ao advogado britânico David Mills para que prestasse falso testemunho em um julgamento contra o premier italiano na década de 90; Mills foi sentenciado em fevereiro a quatro anos e meio de prisão por corrupção.

Suborno a senadores

- Um outro processo estuda a acusação de que Berlusconi ofereceu propina a senadores para que se unissem a seu partido em 2007, quando a centro-esquerda estava no poder e o atual premier era líder da oposição.

Suborno a juiz

- A Fininvest, empresa controlada por Berlusconi, foi condenada a pagar 750 milhões de euros à companhia de um desafeto do premier, por ter subornado um juiz em uma disputa judicial; Berlusconi pode responder a acusações por corresponsabilidade no suborno.

Fraude contábil

- A Mediaset, empresa do premier, teria comprado direitos de tevê por um valor superfaturado de duas companhias "offshore’’ de Berlusconi; o premier é acusado de fraude contábil e sonegação de imposto no caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]