A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) informou nesta segunda-feira (27) que já determinou a todos os 32 aeroportos internacionais, sob sua administração, que divulgue aviso sonoro com a mensagem da Anvisa, alertando aos passageiros que se encontrarem com os sintomas da influenza a procurarem imediatamente um posto da Agência nos aeroportos.

CARREGANDO :)

Segundo nota divulgada pela Infraero, emergencialmente, os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Brasília (DF) já colocaram o aviso. Até o fim do dia, os outros aeroportos estarão divulgando o alerta.

A Infraero informa que está pronta para colocar em prática os Planos Específicos de Contingência à Influenza em dez aeroportos: Brasília (DF), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Galeão (RJ), Guarulhos(SP), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Salvador (BA).

Publicidade

O plano prevê, entre outras ações, que os postos de primeiros socorros dos aeroportos estejam aptos a acompanhar os níveis de alerta pandêmicos no Brasil, definidos pela OMS; atender no posto aos casos suspeitos; fazer uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) no atendimento nos casos suspeitos; avaliar os sintomas sob suspeitas; e transportar o passageiro suspeito para centros de referência.

"Outras medidas de apoio operacional também estão prontas para serem colocadas em prática, conforme a necessidade das empresas aéreas, como o desembarque especial ou área especial de estacionamento de aeronaves, nos casos que se fizerem necessários", diz a nota.

Veja também
  • Nenhum lugar do mundo está a salvo da gripe suína, diz agência da ONU
  • "Parecia um filme de ficção científica", diz brasileiro ao voltar do México
  • Gripe suína faz Organização Mundial de Saúde elevar nível de alerta de pandemias
  • Prefeito de NY anuncia 100 casos suspeitos de gripe
  • Lula: Brasil não precisa se preocupar com gripe suína