• Carregando...
Fila de vacinação contra varíola de macaco
Fila de vacinação contra varíola de macaco em Los Angeles, Califórnia, no dia 4 de agosto de 2022.| Foto: EFE / EPA / ETIENNE LAURENT

Um homem italiano não identificado de 36 anos descobriu, após apresentar sintomas da Covid-19 em julho, que estava infectado não apenas com o novo coronavírus, mas também com os vírus da varíola de macaco e o vírus da imunodeficiência humana (HIV, vírus da AIDS). Ele passou cinco dias na Espanha no fim de junho, durante os quais fez sexo desprotegido com homens.

Nove dias após a viagem ele manifestou uma febre alta de 39°C, dor de garganta, fadiga, dor de cabeça e inchaço em gânglios linfáticos. Ele também desenvolveu as lesões características da varióla de macaco: pústulas no torso, pernas, face e nádegas. Seu histórico de comportamento de risco é de longa data: em 2019, ele foi tratado por ter sífilis, infecção sexualmente transmissível.

O caso está descrito na revista acadêmica Journal of Infection em artigo de Santi Nolasco, do Departamento de Medicina Clínica e Experimental da Universidade de Catânia, na Itália, junto a 14 coautores. Os cientistas relatam também que o paciente tem transtorno bipolar. Os portadores desse transtorno manifestam períodos depressivos intercalados com fases de "mania", algo que parece uma depressão ao contrário: exagerada confiança, euforia, hiperatividade. A fase da mania está associada em alguns casos a comportamento promíscuo.

O caso não deve ser tão incomum quanto parece à primeira vista. Em artigo da revista médica NEJM com mais de 500 infectados com varíola de macaco em 16 países, quatro a cada dez também tinham HIV, e 60% dos que não tinham estavam tomando tratamento de profilaxia pré-exposição contra HIV, uma precaução contra pegar este vírus em sexo desprotegido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]