Ativistas protestam contra a política migratória dos Estados Unidos| Foto: PAUL RATJE/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que as pessoas que entram ilegalmente no país devem ser enviadas de volta para casa "imediatamente, sem nenhum processo judicial".

CARREGANDO :)

"Não podemos permitir que todas essas pessoas invadam nosso país. Quando alguém chega, precisamos imediatamente, sem nenhum juiz ou processo judicial, levá-las de volta para onde vieram. Nosso sistema é uma piada para uma boa política de imigração e lei e ordem. A maioria das crianças vem sem seus pais", escreveu o presidente americano em sua conta no Twitter. 

Publicidade

A lei de imigração dos Estados Unidos fornece direitos a imigrantes presos na fronteira. Na maioria dos casos, eles podem ter uma audiência completa antes de serem deportados. 

O ataque de Trump ao sistema judiciário semeou mais confusão justamente no momento em que os parlamentares americanos tentam obter um consenso em relação à legislação federal e agências federais lutam para reunir milhares de crianças migrantes e seus pais que foram separadas na fronteira entre os Estados Unidos e o México, por causa de uma decisão administrativa que foi abruptamente revertida na semana passada. 

Leia também: A longa história do impasse sobre a imigração nos EUA

A Câmara de Deputados está se preparando para votar, nesta semana, um amplo projeto de imigração do Partido Republicano (de Donald Trump). Embora a Casa Branca apoie a medida, as perspectivas de aprovação não estavam claras neste domingo, porque os democratas se opõem a ela e os republicanos estão divididos sobre como devem ser as leis de restrição à imigração.