Um forte tufão atingiu Hong Kong e a costa do sul da China nesta segunda-feira (23), matando pelo menos 20 pessoas no continente, derrubando linhas de energia e causando inundações e ventanias.
O tufão Usagi, a tempestade mais forte a atingir o Pacífico Ocidental neste ano, chegou ao centro financeiro asiático no domingo (22) à noite. Mais de 370 voos foram cancelados.
Um sinal de alerta permaneceu em vigor nesta segunda-feira, provocando o fechamento dos mercados financeiros ao menos em parte da manhã.
O Centro Nacional Meteorológico da China emitiu o alerta mais elevado, provocando a remoção de mais de 80 mil pessoas para postos de segurança na província de Fujian. As autoridades destacaram pelo menos 50 mil trabalhadores para atuar no enfrentamento ao desastre, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.
Pelo menos 20 pessoas foram mortas na costa sul da China, de acordo com relatos da televisão local, incluindo 13 em Shanwei, no leste da província de Guangdong.
Entre as vítimas estão pessoas atingidas por detritos e outros que se afogaram. Um homem morreu ao ser atingido por uma vidraça que despencou.
"É o tufão mais forte que eu já vi", disse Luo Hailing, atendente de um posto de gasolina em Shanwei, segundo a Xinhua. "Foi terrível, por sorte nos preparamos."
Ventos de mais de 180 km/h foram registrados em algumas partes do sul da China, derrubando árvores e jogando carros para fora de estradas em algumas áreas.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre