• Carregando...
Fonte dos Quatro Rios, na Praça Navona, onde turista entrou nu irritando moradores | /Wikimedia
Fonte dos Quatro Rios, na Praça Navona, onde turista entrou nu irritando moradores| Foto: /Wikimedia

Um turista filmado nadando nu em uma das mais famosas fontes de Roma provocou um debate sobre como conciliar o turismo na capital italiana com a manutenção da herança cultural.

No vídeo postado na internet no domingo (14), o homem escala a Fonte dos Quatro Rios na Praça Navona, ao som de risos e aplausos de seus amigos. Ao mesmo tempo, moradores e outros visitantes se mostravam transtornados com o usufruto inadequado da fonte do século XVII.

“Ao vivo na Praça Navona: um homem nu se entretém nas águas da Fonte dos Quatro Rios, obra de (Gian Lorenzo) Bernini, em total calma sob os olhos consternados de transeuntes”, escreveu online a vereadora Nathalie Naim, que postou o vídeo.

É possível ouvir gritos exaltados de homens no vídeo — segundo Naim, eles seriam amigos bêbados do turista e outros desordeiros alcoolizados que circulavam no local.

O turista parece ser de um país do Norte da Europa, embora as autoridades italianas não tenham confirmado a nacionalidade dele. A mídia italiana especulou que ele seria um inglês fã de rúgbi e que estaria em Roma para o jogo da Inglaterra contra a Itália.

Não é a primeira vez que o patrimônio cultural da capital italiana é ameaçada por arruaceiros, o que preocupa as autoridades locais e moradores quanto à recepção de milhões de visitantes por ano. Em 1999, a Itália promulgou uma lei para proteger monumentos nacionais que prevê multa de centenas de euros a quem se banhar nas fontes históricas.

Em 2015, fontes de água de Roma serviram a vários turistas que queriam amenizar o calor atípico em Roma. Eles argumentavam que não havia sinalização que proibisse entrar nos monumentos. No mesmo ano, torcedores holandeses de futebol danificaram a recém-restaurada fonte Barcaccia, na base da Escadaria de Espanha.

Perto dali, a Fontana di Trevi é vigiada com cuidado durante o dia, após uma reforma que custou quase R$ 10 milhões à companhia de moda Fendi.

Ecco l'uomo in tutta la sua nudita che emerge dalle acque della fontana dei Quattro Fiumi del Bernini ,come rimarcano le...

Publicado por Nathalie Naim em Sábado, 13 de fevereiro de 2016
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]