Disparos de helicópteros atingiram nesta segunda-feira posições de curdos rebeldes no sudeste da Turquia.

CARREGANDO :)

A Turquia mobilizou até 100 mil soldados, apoiados por tanques, artilharia, caças e helicópteros de combate, ao longo de sua fronteira com o Iraque para uma possível incursão na área, a fim de combater 3.000 guerrilheiros que usam a região como base para lançar ataques.

A Casa Branca afirmou que pressiona a Turquia e o Iraque para manter o diálogo e impedir que uma grande operação militar ocorra.

Publicidade

Testemunhas contaram ter visto helicópteros disparando foguetes e bombardeando posições possivelmente pertencentes ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na Província de Sirnak, na fronteira turca. O objetivo seria impedir que dezenas de rebeldes atravessem para o norte do Iraque.

Segundo fontes do Exército, dois soldados foram mortos durante a ação em Sirnak. Outro morreu na Província de Tunceli, a centenas de quilômetros da fronteira.

Ao mesmo tempo em que a Turquia prepara uma ofensiva para além de suas fronteiras, suas forças militares também lançaram uma operação contra posições suspeitas do PKK em diversas províncias no sudeste do país, majoritariamente curdas.

Veja também
  • Turquia está pronta para atacar Norte do Iraque
  • Turquia completa preparação para invadir o Iraque
  • Negociação entre Iraque e Turquia fracassa
  • Turquia: "Paciência está se esgotando" com os rebeldes curdos