• Carregando...

A empresa estatal ucraniana de gás natural, a Naftogaz, reconheceu na noite desta quarta-feira que está tendo problemas para pagar a Rússia pelo fornecimento do combustível no mês passado, aumentando os temores de uma nova disputa entre os dois países.

"A difícil situação financeira na Ucrânia e o crescente endividamento dos consumidores nacionais complicam o recolhimento de fundos da Naftogaz para pagar pelo gás importado em outubro, de uma vez só e no prazo", disse a empresa em comunicado.

Qualquer disputa renovada sobre as entregas do gás poderão aumentar as preocupações relativas à segurança energética através da Europa, que depende de maneira pesada do gás russo.

Em janeiro, o fornecimento do gás russo para mais de uma dezena de países europeus foi cortado, durante duas semanas, em meio a uma amarga disputa sobre pagamentos entre a Ucrânia e a Rússia.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro russo Vladimir Putin pediu à União Europeia que "abrisse a carteira" com um empréstimo para a Ucrânia, o qual ajudaria o país a pagar suas contas de gás.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]