Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Ucrânia entra em acordo com Rússia sobre plano de paz

Ações propostas pelo presidente ucraniano Petro Poroshenko facilitaram as negociações

Presidente ucraniano avança nas negociações com o Kremlim. | Reuters/David Mdzinarishvili
Presidente ucraniano avança nas negociações com o Kremlim. (Foto: Reuters/David Mdzinarishvili)

A Ucrânia informou nesta segunda-feira (9) que chegou a um "entendimento mútuo" com a Rússia em partes de um plano proposto pelo presidente ucraniano, Petro Poroshenko, para pôr fim à violência no leste do país.

O governo não deu mais detalhes e a Rússia não comentou diretamente, mas dois dias de conversas após um breve encontro na França na semana passada - que quebrou o gelo entre Poroshenko e o presidente russo, Vladimir Putin - fortalecerem os esforços de paz.

A chancelaria da Ucrânia afirmou em Kiev que representantes russos e ucranianos se encontraram três vezes nos últimos dois dias para discutir o plano de Poroshenko para acabar com a insurreição dos separatistas pró-Rússia no leste.

"Como resultado do trabalho, as partes chegaram a um entendimento mútuo a respeito de estágios cruciais da implementação de um plano e de uma lista de prioridades que irão contribuir para atenuar a situação nas regiões de Donetsk e Lugansk", afirmou o Ministério das Relações Exteriores ucraniano.

As conversas estão sendo mediadas pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), mas quase nenhum detalhe do plano de Poroshenko ou das conversas foi divulgado.

Também não estava claro quem participou das reuniões desta segunda. O líder ucraniano esteve presente nas conversas e disse que a violência deve terminar nesta semana.

"Cada dia em que pessoas morrem, quando a Ucrânia paga um preço muito alto, é inadmissível para mim", disse o presidente, de acordo com o seu gabinete.

Desde que Poroshenko foi eleito presidente em 25 de maio, o Exército ucraniano aumentou as operações militares para retomar edifícios ocupados pelos separatistas pró-Rússia em várias cidades do leste do país, onde a maioria da população tem etnia russa.

Donetsk

O Exército da Ucrânia respondeu ao ataque das milícias rebeldes contra uma unidade militar na cidade de Artiomovsk, situada na região oriental de Donetsk, informou nesta segunda um porta-voz das forças governamentais.

Um grupo de indivíduos armados chegou às instalações militares de Artiomovsk em um caminhão e começou a disparar contra a base, segundo Vladislav Selezniov, porta-voz da ofensiva contra os pró-russos do leste do país.

Segundo a fonte, que não soube informar se houve mortos ou feridos no ataque, os militares ucranianos abriram fogo e destruíram o caminhão.

Após responder à tentativa de ataque, os soldados governamentais encontraram um lança-granadas AGS-17 e um fuzil de franco-atirador pertencentes aos insurgentes na zona do tiroteio.

O leste é palco de intensos combates entre o Exército ucraniano e insurgentes, principalmente nas regiões de Lugansk e Donetsk, que chegaram a declarar independência da Ucrânia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.