• Carregando...

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, anunciou neste sábado o fracasso das negociações sobre o programa nuclear iraniano entre as principais potências mundiais e o Irã. Em entrevista coletiva, Ashton disse ter ficado "decepcionada" com o resultado do diálogo entre os iranianos e os cinco países-membros do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) mais a Alemanha.

Ashton atribuiu o fracasso das conversas, ocorridas em Istambul, na Turquia, ao que ela chamou de "exigências não realistas" do Irã, como o fim das sanções impostas pela ONU e um acordo para que Teerã continue a enriquecer urânio. O grupo de seis países acusa o Irã de desenvolver armas nucleares. Já os iranianos alegam que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Segundo Ashton, não há data marcada para novas negociações, mas "as portas continuam abertas". "O processo poderá seguir em frente se o Irã decidir responder de forma positiva", afirmou. As informações são da Associated Press e Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]