• Carregando...

A União Europeia (UE) chegou a um acordo para eximir colombianos e peruanos da exigência de visto para breves estadias no chamado espaço Schengen, formado por 26 países europeus.

O acordo é uma "decisão política verbal" que foi alcançada em Estrasburgo pelo Parlamento, o Conselho e a Comissão Europeia e deve ser ratificada pelo Comitê de Representantes Permanentes (Coreper), após o que deve ser feito amanhã o anúncio oficial em Bruxelas, disse à Agência Efe uma fonte da UE em Bogotá.

"A decisão adotada hoje ratifica a vontade política da UE para eliminar a exigência de visto aos colombianos e é o sinal verde para iniciar o processo legislativo que permitirá implementar a medida em breve", explicou em comunicado a embaixadora da UE na Colômbia, María Antonia van Gool.

A eliminação da exigência dos vistos a colombianos e peruanos para o espaço Schengen foi proposta em agosto do ano passado pelo presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy.

A data de entrada em vigor desta decisão não foi definida ainda porque depende de trâmites administrativos e legislativos e da assinatura de um acordo da União Europeia com os respectivos países beneficiados com esta medida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]