A União Européia pediu nesta segunda-feira que o mundo adote uma linha firme contra o Irã por ter desafiado uma resolução da ONU que exigia a paralisação de suas atividades nucleares, as quais alguns países ocidentais acusam de tentar obter uma arma de destruição em massa.

CARREGANDO :)

Mas ministros do Exterior europeus disseram que não vão discutir quais sanções seriam impostas a Teerã sob uma nova decisão do Conselho de Segurança da ONU traçado pelos cinco membros com poder de veto - EUA, França, China, Reino Unido e Rússia - e a Alemanha.

Em um comunicado, o bloco de 27 países disse que o último relatório da Agência Internacional de Energia Atômica ''claramente demonstrou o desrespeito do Irã sobre as exigências da comunidade internacional''.

Publicidade

``O conselho (da UE) pede que a comunidade internacional aja com a firmeza necessária em apoio a esse processo'', disse a nota sobre a necessidade de mais ações contra o Irã.

Contudo, o ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, expressou dúvidas sobre se haveria acordo no Conselho de Segurança quanto a um endurecimento de sanções contra Teerã.

``Nas próximas semanas vamos saber se vai haver uma nova resolução ou não'', disse ele em uma coletiva de imprensa.

Veja também
  • AIEA inicia reunião para ratificar corte de ajuda ao Irã
  • EUA escolhem novo desenho para suas ogivas nucleares