O Conselho de Ministros da União Européia (UE) chegou nesta quarta-feira (22) a um princípio de acordo para a criação de um cartão azul (blue card) destinado a atrair imigrantes altamente qualificados e competir com o green card americano, documento que permite morar e trabalhar legalmente nos EUA. Os ministros de Justiça e Interior da UE fecharam os principais elementos desta iniciativa, mas ainda falta definir a data de entrada em vigor, que deve ser em meados de 2011. A proposta também precisará ser aprovada pelos 27 países do bloco ( Você pensa em se candidatar ao 'Blue Card'? ).

CARREGANDO :)

O blue card oferece vantagens legais e práticas aos imigrantes mais capacitados procedentes de países de fora do bloco, que atualmente preferem ir para os EUA ou o Canadá. O novo esquema oferece aos candidatos uma via rápida para obter vistos de trabalho, facilidades para mudar de emprego na União Européia, receber seus familiares, ter acesso a moradias públicas, além de facilidades para obter o visto de permanência definitiva.

Para conseguir um blue card, o candidato precisará ter contrato de trabalho de pelo menos um ano na UE, recebendo mais que o triplo do salário mínimo local, além de seguro-saúde.

Publicidade

"A UE como um todo parece não ser considerada atraente por profissionais altamente qualificados num contexto de competição internacional altíssima. A proposta do blue card tem como objetivo mudar essa realidade", disse em nota o Conselho de Ministros da União Européia.

A proposta é que o estrangeiro com um blue card seja tratado como os cidadãos da UE no que diz respeito a benefícios fiscais, assistência social e pagamento de pensões quando se transferir a outro país. O cartão, no entanto, poderá ser cancelado caso o detentor perca o emprego e passe mais de três meses desocupado.

Veja também
  • EUA e UE prometem US$ 4,5 bi em ajuda à Geórgia
  • União Européia adota novo pacto de imigração e asilo
  • UE mantém metas ambientais, apesar de crise financeira