• Carregando...
Polícia de Minneapolis
Crimes aumentaram em Minneapolis desde os tumultos do ano passado| Foto: Polícia de Minneapolis/Twitter

Falando em La Crosse, Wisconsin, antes do feriado de 4 de julho de 2015, Barack Obama chamou a atenção da multidão alguns quilômetros a oeste, do outro lado do rio Mississippi.

Minnesota, observou o então presidente, era a prova do que a política estadual democrata poderia alcançar. Os líderes democratas do estado aumentaram os impostos sobre os ricos, aumentaram o salário mínimo e injetaram o dinheiro do contribuinte na educação infantil e em bolsas para faculdade. Além disso, a taxa de desemprego do estado ainda era menor do que a de Wisconsin, liderada pelos republicanos, e sua renda média era maior. Minnesota aparentemente havia decifrado o código.

Seis anos antes, a Forbes elegeu Minneapolis a cidade mais segura do país. Na verdade, os habitantes de Minnesota estavam acostumados com as listas dos melhores lugares para criar uma família ou se aposentar, e ficavam felizes em desprezar o resto da nação, que via o estado apenas como um lugar gelado entre a costa oeste e a costa leste.

Então veio o verão de 2020. Depois que George Floyd foi morto sob o joelho de um policial de Minneapolis, as Cidades Gêmeas (Minneapolis e St. Paul) se tornaram o ponto de ignição para violentos distúrbios e motins que se espalharam por todo o país. Os manifestantes danificaram ou destruíram mais de 400 empresas apenas em Minneapolis e St. Paul, com um prejuízo estimado de pelo menos US$ 550 milhões.

No ano passado, em meio à cobertura nacional dos tumultos, a imagem de Minnesota como um paraíso progressista amigável e seguro sofreu um golpe. Prédios queimados e fechados com tábuas, cicatrizes visíveis dos tumultos do ano passado, ainda podem ser vistos na Lake Street, o corredor de negócios etnicamente diverso que conecta vários bairros do sul de Minneapolis. A fachada queimada do prédio da Terceira Delegacia do Departamento de Polícia de Minneapolis, abandonada aos desordeiros, permanece cercada por barreiras de concreto, cercas de metal e arame farpado. Alguns dos edifícios mais danificados foram demolidos, deixando apenas campos e locais de construção cobertos de vegetação.

Levará anos, talvez uma década ou mais, para reparar todos os danos. Mas as consequências do último ano de agitação nas cidades gêmeas são maiores do que apenas as cicatrizes físicas.

Tendências preocupantes

Embora não tenha havido uma fuga maciça das Cidades Gêmeas como houve em Detroit após os distúrbios de 1967 naquela cidade, os tumultos em Minnesota expuseram e exacerbaram tendências preocupantes que têm ocorrido aqui, em alguns casos, por décadas. Em certo sentido, os distúrbios do ano passado não empurraram as cidades gêmeas para o precipício, mas mostraram que, de muitas maneiras, as cidades e o estado já estavam decaindo.

Por exemplo, a economia do estado não é exatamente a maravilha da qual Obama se gabou apenas seis anos atrás. Uma análise recente da Câmara de Comércio do estado revelou que a economia de Minnesota tem crescido mais lentamente do que a média nacional por 20 anos ou mais. O crescimento da renda e do emprego diminuiu. Jovens e residentes de classe média fogem para estados com impostos mais baixos desde pelo menos o início dos anos 2000, uma fuga de cérebros que ameaça a prosperidade futura.

Rumores continuam a circular de que alguns dos maiores empregadores do estado estão procurando levar seu negócio para outro lugar. E os liberais do estado aparentemente ficaram chocados ao saber do chamado "paradoxo de Minnesota", a descoberta de que anos de altos impostos e políticas cada vez mais progressistas não impediram o estado de ter algumas das maiores desigualdades raciais do país em termos de renda, taxas de desemprego, taxas de detenção e encarceramento e educação.

“Todas essas disparidades ou surgiram neste período em que temos os impostos mais altos, os maiores gastos do governo do país, ou elas se mostraram completamente resistentes aos mais altos impostos e alguns dos maiores gastos do governo nos Estados Unidos”, disse John Phelan, economista do Center of the American Experiment, uma instituição conservadora de Minnesota. “Isso realmente me sugere que precisamos olhar para outra alternativa”.

Uma situação deprimente

Além disso, há o crime, que disparou em Minneapolis e St. Paul, assim como em muitas grandes cidades do país. O crime já era um problema crescente nos anos anteriores aos tumultos. A situação ficou tão ruim que, em 2019, representantes dos Minnesota Vikings, Twins e Timberwolves escreveram um artigo conjunto no Star Tribune instando os líderes da cidade a aumentar os níveis de policiamento e fazer mais para tornar o centro da cidade seguro.

No ano passado, as coisas pioraram cada vez mais à medida que vários policiais deixaram Minneapolis em meio a ameaças de líderes progressistas da cidade de esvaziar seu departamento. As ruas do bairro Uptown, um distrito de entretenimento de primeira, costumam ser tomadas por corridas de carros e manifestantes que ateiam fogo em lixeiras. Alguns empresários frustrados estão fechando suas lojas durante o horário comercial.

Houve mais de 5.400 crimes violentos relatados em Minneapolis no ano passado, incluindo 553 tiroteios e 84 homicídios, os maiores números em décadas. As coisas estão piorando até agora em 2021. De acordo com dados da cidade, houve 41 homicídios em Minneapolis até 28 de junho, um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2020, quando houve 28 homicídios.

Em maio, um estudante universitário foi morto quando foi pego em um fogo cruzado no centro da cidade, poucas horas antes de sua formatura. Em abril e maio, três crianças foram baleadas em Minneapolis, duas das quais morreram, incluindo uma menina de 9 anos baleada na cabeça enquanto pulava em um trampolim.

Uma pesquisa recente do Center of the American Experiment descobriu que 81% dos habitantes de Minnesota estão preocupados com o crime no estado, incluindo 85% dos residentes de subúrbios. A pesquisa descobriu que 58% dos habitantes de Minnesota disseram que estão visitando Minneapolis com menos frequência do que o normal, 73% disseram que levará pelo menos um ano para que Minneapolis seja um lugar seguro novamente e 19% disseram que a maior cidade do estado provavelmente nunca estará segura novamente. A agência estadual de turismo está pesquisando pessoas em todo o país para ter uma ideia melhor de como elas veem o estado após os motins e a agitação contínua.

“É uma situação muito deprimente. E na medida em que a cidade e a área metropolitana já estão prejudicadas, isso é totalmente merecido”, disse John Hinderaker, presidente do Center of the American Experiment. “A civilização é uma espécie de verniz fino. Só funciona por causa da cooperação voluntária e do respeito voluntário, não apenas pelas leis, mas também pelas normas civilizacionais básicas. E quando essas coisas começam a sair pela janela, isso abre a porta para um monte de coisas realmente ruins”.

Minnesota tem historicamente uma merecida reputação de ser segura, limpa e amigável para a família, uma reputação que ajudou o estado a competir por residentes apesar de seus invernos frios, altos impostos e, às vezes, imagem nada glamorosa, disse Hinderaker à National Review.

"Bem, se perdermos isso, se tivermos o clima e os altos impostos e a reputação não muito glamorosa, e você adicionar a isso uma alta taxa de criminalidade e fachadas de lojas fechadas com tábuas nas cidades centrais, e todas as coisas que estamos vendo, acho que a longo prazo representa uma séria ameaça para o futuro do estado”, disse ele.

Até agora não houve um êxodo em massa das Cidades Gêmeas. As vendas de casas aumentaram em Minneapolis e St. Paul, em parte devido às baixas taxas de hipotecas e à escassez geral de moradias. E apesar do aumento da criminalidade e da pandemia de coronavírus, a população do centro de Minneapolis na verdade aumentou ligeiramente em 2020, de acordo com o conselho do centro do MPLS.

Phelan, o economista, observou que os distúrbios que devastaram Detroit e outras cidades na década de 1960 simplesmente aceleraram a migração urbana que já estava ocorrendo. Nos últimos anos, a tendência tem sido o repovoamento das cidades.

Mudanças demográficas, incluindo taxas mais baixas de formação de famílias, podem ajudar a explicar por que mais pessoas continuam morando em cidades com o aumento da criminalidade, disse ele. Os jovens solteiros, especialmente os jovens brancos que normalmente são menos alvos de criminosos violentos, podem estar mais dispostos a aceitar a ilegalidade ao seu redor como uma compensação pelas vantagens culturais e sociais que vêm de viver em uma cidade grande.

Ainda assim, disse Phelan, um esvaziamento das Cidades Gêmeas é possível. Phelan se mudou de seu apartamento no centro de St. Paul recentemente por causa dos restaurantes fechados, do aumento da criminalidade e do uso de drogas ao ar livre por moradores sem-teto que se reuniam no parque perto de sua casa.

“Em algum momento, as pessoas se cansam de serem assaltadas”, disse ele. “Não me importa o quão liberal você seja, em algum momento você pensa, ‘Não, eu vou embora’”.

"Precisamos que as pessoas venham"

Tim Mahoney, dono de restaurantes no centro de ambas as cidades gêmeas, não acredita no quadro alegre pintado pelos defensores do centro de Minneapolis. Ele conhece pessoas que deixaram a cidade por causa do aumento da criminalidade e disse que há muitos apartamentos de alto padrão vagos no centro da cidade.

Os Minnesota Twins trouxeram a multidão do beisebol de volta ao centro da cidade, disse Mahoney. Ele espera que mais trabalhadores retornem nas próximas semanas e meses, porque seu negócio ainda não voltou aos níveis pré-pandêmicos.

Mahoney disse que Minneapolis está em um ponto crítico. Citando a pandemia, a Target, sediada em Minnesota, anunciou nesta primavera que está reduzindo sua presença em sua sede no centro da cidade e realocando 3.500 funcionários. “Uma vez que os grandes começam a ir embora, é o dominó. E acho que você está começando a ver isso”, disse Mahoney.

Julie Ingebretsen, coproprietária da Ingebretsen’s, um mercado de carne escandinavo de 100 anos localizado no corredor da Lake Street, teve que fechar sua loja por três meses no ano passado para reparar danos e reconstruir após os tumultos. Na maior parte, os negócios voltaram ao normal, mas os clientes estão fazendo mais pedidos online, e ela percebe que alguns deles que moram nos subúrbios estão preocupados em dirigir até Minneapolis.

“Provavelmente, a maior coisa em nossa pequena parte do mundo aqui é o efeito de toda a agitação do ano passado no departamento de polícia”, disse Ingebretsen à National Review. “Eles não têm mão de obra suficiente para continuar fazendo o que costumavam fazer, no sentido de manter os níveis de criminalidade baixos”.

Ingebretsen disse que vai demorar um pouco até que o corredor da Lake Street seja totalmente restaurado. “Tivemos tantos danos intensos”, disse ela. A organização sem fins lucrativos Lake Street Council levantou US$ 11 milhões para ajudar as empresas locais a consertar a rua. É uma quantidade "surpreendente", disse Ingebretsen, mas, em última análise, é "apenas uma gota no balde, em vista do que é necessário".

De acordo com o Council, o seguro cobre apenas 40% dos danos da maioria das empresas. Alguns não estão recebendo ajuda do seguro. Muitos dos negócios da Lake Street danificados ou destruídos nos tumultos pertenciam a minorias.

“Algumas dessas pessoas não tinham seguro, ou não o suficiente, com certeza”, disse Ingebretsen.

“Quando tudo isso aconteceu logo depois que George Floyd foi morto, era bastante compreensível o nível de indignação. Mas a forma de lidar com isso era menos compreensível”, acrescentou. “A maioria das pessoas, pelo menos por aqui, está totalmente de acordo com a necessidade de mudança e o grau de mudança que precisa acontecer, e a velocidade que gostaríamos que acontecesse, mas o método que as pessoas com poder estão empregando não é como vamos chegar lá”.

Ingebretsen disse que os proprietários de negócios de Lake Street trabalharam duro nas décadas de 1980 e 90 para consertar a reputação da rua, na época em que a cidade era frequentemente chamada de "Assassinápolis". Eles terão que redobrar esses esforços após os tumultos do ano passado. Ela quer que as pessoas saibam que descer a Lake Street não é "inseguro na maior parte do tempo".

“Não estaríamos aqui se fosse perigoso. Muitos de nós vêm trabalhar todos os dias, e ainda estamos vivos, e estamos bem", disse Ingebretsen, que continua otimista sobre o futuro de Lake Street.

“Nós realmente precisamos que as pessoas venham”, disse ela. “Quanto mais gente boa estiver nas calçadas, melhor.”

©2021 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]