• Carregando...

No Chile, constam mais de 200 processos criminais contra Pinochet. De acordo com a legislação chilena, as cortes precisam analisar, caso a caso, os pedidos de perda de imunidade do ex-ditador. Confira os principais capítulos jurídicos da trajetória de Pinochet:

1973 – Salvador Allende, que se suicidou no palácio presidencial La Moneda, é deposto em um golpe militar. Quem assume é o general Augusto Pinochet. Uma junta militar é formada. Partidos políticos são dissolvidos e se inicia uma forte repressão aos oposicionistas.

1988 – Pinochet perde em referendo sobre a sua permanência no poder. A transição para a democracia tem início. Mas a Constituição de 1981 abre a possibilidade de o general se manter como chefe das Forças Armadas até 1998.

1998 – Pinochet assume uma cadeira vitalícia no Senado sob protestos. Em outubro é preso em Londres, onde realizava tratamentos médicos.

Dezembro de 2000 – Depois de ter ficado preso mais de 500 dias em Londres, por determinação da Justiça espanhola, que queria julgá-lo, o ex-ditador é acusado em território chileno pelo seqüestro e assassinato de opositores políticos.

Julho de 2001 – Médicos consideram que Pinochet sofre de uma "ligeira demência", e que não garante sua defesa.

Agosto de 2003 – O Partido Comunista o acusa pelo desaparecimento de dez dirigentes, mas a Justiça rejeita o pedido de quebra de imunidade.

Agosto de 2004 – É retirada pela Suprema Corte do Chile a imunidade do ex-ditador para que possa ser julgado por crimes da Operação Condor.

Dezembro de 2004 – Pinochet tem sua imunidade quebrada pela Justiça para esclarecer o assassinato do general Carlos Prats, em Buenos Aires. Prats e sua mulher, Sofia Cuthbert, morreram em um atentado em 1974.

Setembro de 2005 – É absolvido pela Suprema Corte do Chile no processo sobre os desaparecidos na Operação Condor.

Novembro de 2005 – É absolvido no julgamento sobre 15 desaparições ocorridas ao longo da Operação Colombo.

Janeiro de 2006 – Pinochet perde a imunidade como ex-presidente.

Maio de 2006 – O general depõe sobre a Operação Colombo e seu suposto envolvimento em mais de 30 seqüestros.

Agosto de 2006 - O ex-ditador Augusto Pinochet perde a sua imunidade em um processo sobre malversação de fundos públicos – de quase US$ 2 milhões, segundo a Corte Suprema do Chile.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]