Jerusalém – Um relatório elaborado por uma equipe de especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) pede que Israel suspenda as escavações realizadas perto do santuário islâmico mais sagrado de Jerusalém.

CARREGANDO :)

As escavações conduzidas pelos israelenses, que acontecem a 50 metros do complexo conhecido entre os muçulmanos como Al-Aqsa e entre os judeus como Monte do Templo, detonou protestos em todo o mundo islâmico.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com sede em Paris, enviou especialistas para o local no mês passado e deve divulgar seu relatório, oficialmente, hoje. Mas parte do documento já vazou.

Publicidade

O relatório da Unesco pede que Israel suspenda seu projeto e elabore um novo plano de trabalho em meio a consultas com autoridades jordanianas e com o Waqf, um órgão encarregado de supervisionar os santuários islâmicos de Jerusalém.

Arqueólogos israelenses deram início às escavações em 7 de fevereiro com a missão de salvar artefatos antes da construção de uma passarela dando acesso ao complexo, onde ficavam antes dois templos judaicos descritos na Bíblia.