Genebra - A União Europeia recomendou que seus países-membros suspendam temporariamente a exigência de visto para viajantes afetados pelo apagão aéreo que parou a Europa do dia 15 até ontem e ainda atravanca seus aeroportos.

CARREGANDO :)

Cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar nos 25 países do espaço Schengen (a área livre de controle fronteiriço dentro do bloco europeu), mas sua estada como turista é limitada a 90 dias.

Para a Comissão Europeia, quem tinha visto de curta duração que expirou no dia 15 ou logo depois deve ser eximido de apresentar o documento durante a crise aérea. Apesar de a maior parte dos voos ter sido retomada, a situação nos aeroportos ainda é complicada por conta da demanda acumulada.

Publicidade

"Muita gente não conseguiu sair do território de um país-membro antes da expiração do visto de curto prazo’’, disse a Comissão em comunicado, pedindo atenção especial devido ao "enorme número de envolvidos’’. O órgão executivo da UE pede ainda que o atraso na saída não seja anotado nos passaportes, como é praxe (o que dificulta viagens posteriores ao continente).

Quem não pretendia inicialmente entrar no espaço Schengen – que engloba 25 países europeus – mas precisou fazê-lo por conta do apagão também deve ser eximido. Esses viajantes, no entanto, devem receber vistos provisórios sem precisar pagar taxas.

Veja também
  • Após uma semana, caos aéreo chega perto do fim na Europa