O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em encontro com representantes de negócios de embaixadas da União Europeia em Caracas, em janeiro de 2019. A União Europeia impôs novas sanções contra autoridades chavistas| Foto: Palácio de Miraflores / AFP
Ouça este conteúdo

A União Europeia aprovou nesta segunda-feira (22) novas sanções contra a Venezuela, adicionando os nomes de 19 autoridades da ditadura chavista à lista de alvos de sanções por ações que "minaram a democracia" ou resultaram em "violações graves de direitos humanos" no país.

CARREGANDO :)

Com a decisão, aumenta para 55 o total de venezuelanos atingidos pelas restrições que incluem proibição de viagens e congelamento de bens, segundo o Conselho Europeu.

"Os indivíduos adicionados à lista são responsáveis por minar os direitos eleitorais das oposições e o funcionamento democrático da Assembleia Nacional, e por graves violações de direitos humanos e restrições de liberdades fundamentais", informou o Conselho em comunicado. Os principais partidos de oposição boicotaram as eleições parlamentares de dezembro de 2020 na Venezuela, que não foram reconhecidas como legítimas por grande parte da comunidade internacional.

Publicidade

O bloco europeu impôs as primeiras sanções contra o regime de Nicolás Maduro em novembro de 2017. As medidas incluem um embargo a venda de armas ou equipamentos que possam ser usados para repressão interna.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]