• Carregando...

Bogotá (AFP) – Com mais de 90% das urnas apuradas, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, foi reeleito ontem, para mais quatro anos de mandato.

Até o momento de fechar esta edição, Uribe reunia 62,12% dos votos válidos, superando a previsão das pesquisas de opinião, que lhe davam, no máximo 60% da votação.

Esse total representa 6,2 milhões de votos para Uribe do total de 48.070 urnas apuradas no país.

Na apuração – cuja rapidez superava as expectativas – o segundo colocado, Carlos Gavíria, do Pólo Democrático Alternativo, contava com 22,13% dos votos.

Horácio Serpa, que disputa a Presidência pela terceira vez pelo Partido Liberal, recebeu 11,91% dos votos do total apurado e Antanas Mockus, da Aliança Social Indígena, 1,41%.

Para os analistas, como Néstor Humberto Martinez, entrevistado pela emissora RCN de televisão, o resultado mostrava que não houve uma eleição, mas um "plebiscito" que aprova a gestão de Álvaro Uribe.

Se for reeleito, Uribe será o primeiro presidente da Colômbia a repetir o mandato em mais de um século.

Votação

Uribe e o candidato de esquerda Carlos Gaviria, segundo colocado nas pesquisas, estiveram entre os primeiros colombianos que votaram, logo que abriram as seções eleitorais nos 1.098 municípios.

Uribe foi à Praça Bolívar de Bogotá acompanhado de sua esposa e seus dois filhos, e, como qualquer cidadão, ficou na fila durante 10 minutos, aguardando sua vez de votar.

Em contraste com o ambiente sóbrio em que o presidente votou, Gaviria o fez em meio à algazarra de centenas de partidários que se reuniram do lado de fora do posto de votação do colégio Salesiano de Medellín, segunda cidade do país, oeste de Bogotá. Após votar em Medellín, sua terra natal, Gaviria voltou para Bogotá, para acompanhar a apuração dos votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]