• Carregando...
 | STRINGER/BRAZIL/REUTERS
| Foto: STRINGER/BRAZIL/REUTERS

Pela primeira vez em suas vidas os ursos polares estão matando e comendo golfinhos. Isto acontece porque os mamíferos marinhos ficaram presos no Oceano Ártico por causa do aquecimento global — normalmente eles só chegam ao Polo Norte no verão, mas este ano chegaram na primavera e estão fazendo o banquete dos ursos.

Os ursos caçam os golfinhos da mesma maneira que pegam as focas que estão acostumados a comer. Tanto os golfinhos quanto as focas fazem buracos no gelo para respirar. E os ursos esperam exatamente por esse momento.

Os pesquisadores observaram o novo comportamento pela primeira vez ano passado. Pelo menos seis ursos diferentes foram vistos comendo golfinhos desde então, relata o jornal “Independent”.

Depois de comer os golfinhos, os ursos cobrem a carcaça com gelo e guardam um pouco para depois, o que também é novo para os ursos e pode indicar que eles estão com escassez de alimentos. Os pesquisadores dizem, inclusive, que os ursos estão “muito magros”.

O habitat dos ursos polares encolheu drasticamente com o aquecimento do Ártico. E isso também parece ter aprisionado os golfinhos.

“Achamos que os golfinhos ficaram presos no gelo depois que ventos fortes nos dias anteriores os forçaram a subir para a superfície para respirar”, escrevem os autores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]