• Carregando...

A primeira e única usina nuclear iraniana, a de Bushehr, situada Golfo Pérsico, funciona em sua plena potência há três dias, anunciou nesta sexta-feira o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Fereydun Absi-Davani, durante uma visita à cidade russa de São Petersburgo.

"Faz três dias que a usina nuclear de Bushehr foi levada à potência de mil megawatts. Por sorte, nos últimos dias, não me informaram sobre nenhuma falha", declarou Absi aos jornalistas russos.

Ao mesmo tempo, o chefe da OEAI manifestou que seu país espera a cooperação da agência da energia nuclear russa (Rosatom) para a construção de outros três blocos geradores em Bushehr.

"Podemos construir outros três blocos de mil megawatts cada um. Agora, já temos planos para construir dois blocos nessa central, mas depois falaremos sobre a possibilidade de construir um quarto bloco", apontou.

Além disso, Absi comunicou que o Irã procura lugares em seu território para construir novas usinas nucleares. "Em um futuro próximo, pediremos auxilio à Agência Internacional de Energia Atômica para definir os possíveis lugares geográficos de nossas futuras usinas nucleares", assegurou.

Durante seu discurso, Absi também ressaltou que seu país praticamente concluiu o desenvolvimento de um reator com tecnologia própria de 360 megawatts de potência e lembrou que Teerã tem, além disso, intenção de construir "um reator ligeiro" de dez megawatts de potência no Irã.

A longo prazo, o Irã tem intenção de construir várias usinas nucleares com uma potência total de 20 mil megawatts, quantidade suficiente para abastecer todo o país de energia.

Bushehr, cuja construção se prolongou durante décadas devido à oposição ocidental, passou a funcionar em agosto de 2010, sendo conectada à rede elétrica nacional do Irã um mês depois. Na ocasião, a potência da usina era de 60 megawatts.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]