• Carregando...

Genebra – Um grupo de cientistas suíços encerrou com sucesso a primeira fase de testes de uma combinação de duas vacinas contra a aids, realizados simultaneamente em Londres e na cidade suíça de Lausanne, disse ontem o representante da pesquisa, Giuseppe Pantaleo.

A pesquisa, considerada restrita para uma conclusão definitiva, anima os cientistas. "Os resultados vão além de nossas expectativas", afirmou Pantaleo, chefe do Serviço de Imunologia do Hospital Vaudois, de Lausanne.

Em entrevista ao jornal Le Temps, o cientista disse que a combinação das duas vacinas – aplicadas em injeções separadas por um intervalo de 14 meses – provocou uma resposta imunológica à aids em 90% dos 20 voluntários que participaram dos testes.

Concretamente, a combinação das duas vacinas – a DNA HIV C e a NYVAC HIV C – conseguiu estimular as células capazes de eliminar as infectadas pelo vírus HIV. Em 2004, a vacina NYVAC HIV C imunizou só 45% dos voluntários.

Calcula-se que, sem vacina, apenas uma de cada 100 mil células do sistema imunológico reage diante de um vírus desconhecido, como o HIV, enquanto depois da aplicação das duas vacinas, a taxa aumentou para uma de cada 100 células. Seis meses depois da última injeção, a resposta imunológica permaneceu praticamente igual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]