A polícia italiana prendeu quatro vândalos nas primeiras horas da terça-feira por danificarem uma das mais famosas fontes de Roma com uma chave de fenda.
Transeuntes alertaram as forças de segurança quando viram quatro pessoas bêbadas - homens da Ucrânia, Lituânia e Moldávia e uma mulher russa - arranhando um emblema papal na Fontana della Barcaccia, no pé da Escadaria Espanhola.
A fonte, criada por Pietro Bernini e seu filho Gian Lorenzo entre 1627 e 1629, tem a forma de um navio semi-afundado com água jorrando por ela.
A lenda conta que o Papa Urbano 8 encomendou a obra em memória a um barco que foi arrastado ao local em 1598 quando o Rio Tibre inundou.
O arranhão na fonte, que como muitos outros monumentos antigos em Roma têm marcas causadas pela erosão e pela passagem do tempo, é pouco visível, mas provavelmente vai reacender o debate sobre como proteger os tesouros da arquitetura italiana.
"Tudo o que alguém pode fazer é restringir o acesso a lugares como esses, mas é uma vergonha que isso tenha de ser feito", disse um turista estrangeiro passando pela fonte.