• Carregando...
Incêndio criminoso destruiu loja de departamentos e um supermercado em Concepción, cidade mais afetada pelo tremor | Jose Luís Saavedra/Reuters
Incêndio criminoso destruiu loja de departamentos e um supermercado em Concepción, cidade mais afetada pelo tremor| Foto: Jose Luís Saavedra/Reuters

Um grupo de vândalos ateou fogo a uma loja de departamentos e a um supermercado vizinho na cidade de Concepción, que vive uma onda de saques após o terremoto da madrugada de sábado passado. Uma pessoa envolta pelas chamas foi resgatada pelos bombeiros no interior da loja, situada em uma zona comercial do centro da cidade, 500 Km ao sul de Santiago. Uma nuvem de fumaça negra cobria Concepción devido ao incêndio, enquanto fuzileiros navais tentavam controlar a situação.

Enquanto as forças de segurança tentavam restaurar a ordem, continuavam ontem buscas por sobreviventes em meio aos escombros de prédios que desabaram.

Equipes de resgate conseguiram ouvir o som feito por pessoas presas em um edifício de 70 apartamentos, que colapsou com o tremor. Os trabalhos de perfuração das grossas paredes tiveram início imediatamente. Os bombeiros já conseguiram retirar dos escombros 25 pessoas e nove corpos.

Estima-se que aproximadamente dois milhões de chilenos, ou um oitavo da população total do país, tenham sido afetados pelo terremoto do sábado. O pior tremor a atingir o Chile em 50 anos danificou importantes rodovias, causando muitas fissuras, além de afetar pontes e outras passagens. Funcionários disseram que 1,5 milhão de casas e edifícios foram destruídos ou danificados seriamente. Noventa por cento do centro histórico da cidade de Curico foi destruído.

A secretária de Estado do Estados Unidos, Hillary Clinton, que visitou o país ontem, afirmou que o país colocou equipes de busca e resgate de prontidão para uma possível viagem ao Chile, caso o país sul-americano peça o auxílio estrangeiro na busca por sobreviventes.

Avião

Também ontem, uma aeronave de pequeno porte com seis ocupantes caiu nos arredores de Concepción. O comandante da Força Aérea do Chile, Patricio Ceballos, confirmou a morte dos seis ocupantes. De acordo com a Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC), os ocupantes prestariam ajuda aos afetados pelo terremoto. O órgão informou que o avião, modelo Piper PA-31 e matrícula CC-PGY, havia decolado de Santiago em direção a Concepción. Os ocupantes viajavam para vistoriar o estado de abrigos destinados às vítimas do tremor. A queda da aeronave ocorreu em Tomé, cerca de 450 km ao sul de Santiago, mas as causas ainda são investigadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]