• Carregando...

A vantagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre seu rival republicano Mitt Romney caiu de 7 para 5 pontos porcentuais na pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na segunda-feira (17). A 50 dias da eleição presidencial nos EUA, o democrata, candidato à reeleição, tem 48% das intenções de voto entre eleitores propensos a votarem, contra 43% para Romney. As entrevistas foram feitas entre os dias 12 e 17 de setembro.

No levantamento similar da quinta-feira passada, Obama liderava por 48% a 41%, aproveitando a repercussão da Convenção Nacional Democrata que homologou sua candidatura. Julia Clark, especialista em pesquisas do Ipsos, disse que, apesar da redução na vantagem, a pesquisa é uma boa notícia para Obama, mostrando que o impulso pós-convenção não foi tão efêmero quanto poderia ter sido.

A pesquisa também mostrou um menor nervosismo do eleitorado a respeito da situação econômica. Para 37% dos eleitores registrados ouvidos na pesquisa, Obama tem um plano melhor do que Romney para a economia, enquanto 34% pensam o contrário. Na quinta-feira passada, a vantagem de Obama nesse quesito era menor - 36% contra 35%.

A precisão da pesquisa Reuters/Ipsos é medida por um intervalo de credibilidade. Nessa amostra, a margem é de 4,1 pontos percentuais para todos os entrevistados, e de 4,8 pontos para a parcela específica dos eleitores inclinados a votar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]