• Carregando...
Vídeo | Reprodução/TV Globo
Vídeo| Foto: Reprodução/TV Globo

Roma – O secretário de Estado do vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, anunciou que em breve será publicado um Motu Proprio – documento que o Pontífice escreve por iniciativa própria e não como resposta a uma solicitação – do Papa Bento XVI no qual se autoriza a realização da missa em latim.

Em entrevista publicada ontem pelo jornal Avvenire, o porta-voz da Conferência Episcopal italiana, Bertone afirma que, na sua opinião, "não se terá de esperar muito" para a publicação do documento. Segundo ele, Bento XVI escreveu uma carta de acompanhamento na qual explica que espera que a autorização seja aceita serenamente.

No Motu Proprio se expressará a possibilidade de celebrar mais livremente a missa de São Pio V, conhecida como tridentina, que se oficiava antes das mudanças na liturgia feitas pelo Concílio Vaticano II (1963–1965).

A missa em latim, nunca oficialmente suspensa, foi caindo em desuso, e, em 1982, o Papa João Paulo II decretou que, para oficiar a cerimônia tridentina, é preciso recolher assinaturas e pedir a permissão ao bispo da diocese onde se deseja celebrá-la, que pode rejeitar o pedido.

A autorização pode representar a volta à Igreja Católica dos seguidores do arcebispo Marcel Lefebvre, fundador em 1968 da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, ferrenha defensora da tradição e da liturgia tridentinas e que foi excomungado pelo Vaticano em 30 de junho de 1988 após ter consagrado quatro bispos sem permissão de Roma.

O cardeal Bertone informou que também será publicada em breve a carta dirigida aos católicos chineses, que já foi aprovada pelo Papa e agora está sendo traduzida.

Bento XVI proclamou ontem quatro novos santos, que definiu como "as obras-primas de Deus", em cerimônia na Praça São Pedro, no Vaticano. "A sabedoria de Deus se manifesta no cosmos, na variedade e na beleza de seus elementos, mas suas obras-primas são os santos", afirmou.

Os novos santos são: o religioso maltês Giorgio Preca (1880–1962), fundador da Sociedade da Doutrina Cristã; o polonês Szymon z Lipnicy,(1439–1482), da Ordem Franciscana dos Frades Menores; o presbítero holandês Karel Van Sint Andres Houben (1821–1893), e a francesa Marie Eugénie de Jésus Milleret (1817–1898), fundadora do Instituto das Religiosas da Assunção.

Com a celebração de ontem, Bento XVI já proclamou 14 santos, o último deles o brasileiro Frei Galvão, canonizado em 11 de maio durante sua viagem ao Brasil. EFE

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]