• Carregando...

As autoridades de Xangai estão em alerta por causa de um vazamento químico no rio Yangtsé, principal fonte hídrica da mais populosa cidade chinesa, disse o Diário de Xangai nesta quarta-feira, acrescentando que aparentemente não há riscos iminentes à saúde das pessoas.

As autoridades de Zhenjiang, na província de Jiangsu, disseram que a contaminação por fenol - um composto ácido usado na fabricação de nylon e detergentes - foi detectada na semana passada nos seus mananciais. O jornal disse haver suspeitas de que o vazamento partiu de um navio sul-coreano.

O diretor do departamento de proteção ambiental de Xangai, Chen Wei, disse que a prefeitura pode fechar as comportas do seu principal reservatório, na foz do Yangtsé caso sejam detectados níveis anormais de produtos químicos.

Moradores de Zhenjiang e cidades vizinhas disseram ter sentido um cheiro ruim na água da torneira. Os estoques de água engarrafada se esgotaram no comércio local.

No mês passado, um vazamento de cádmio, uma substância cancerígena, provocado por uma mineradora, contaminou dois rios do sul da China, levando as autoridades a orientarem 3,7 milhões de pessoas na região de Guangxi a não consumirem água desses rios, segundo a imprensa estatal chinesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]