• Carregando...

Caracas - A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou na noite de quarta-feira projeto de emenda constitucional que prevê a reeleição presidencial ilimitada. O texto agora será submetido a referendo, em fevereiro.

O projeto altera cinco artigos da Constituição. Caso os eleitores venezuelanos aprovem a mudança, será permitida a reeleição sem limites para presidente e para os demais cargos eletivos. Atualmente, é permitida apenas uma reeleição imediata.

A proposta foi aprovada por 156 deputados da situação e apenas seis oposicionistas votaram contra. Cinco deputados aliados ao governo se abstiveram. O Conselho Nacional Eleitoral decidirá nos próximos dias a data da consulta. O presidente Hugo Chávez disse que gostaria que o referendo ocorresse no início de fevereiro, até o dia 15.

Grupos oposicionistas condenam a emenda, alegando que o tema foi uma das propostas rechaçadas por um referendo de 2007.

Cabo eleitoral

Uma das esperanças de Chávez é depositada em um cabo eleitoral. De forma a "exibir" o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o venezuelano trocou a localização do sétimo encontro trimestral entre presidentes, que ocorre hoje, para El Dilúvio, onde fica um grande projeto de irrigação, um de seus projetos socioeconômicos mais caros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]