• Carregando...

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, disse ontem que o governo uruguaio está preocupado com a situação na Venezuela após denúncias sobre torturas em prisões e da autorização do governo de Caracas à utilização de armas de fogo para reprimir atos no país.

Dilma e Obama

A presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deverão ter um encontro bilateral no sábado no Panamá, onde participam da Cúpula das Américas. Dilma deverá ainda conversar com os presidentes do México, Colômbia e Haiti . Haverá também uma agenda com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Segundo Nin, a Venezuela passa por um período similar ao qual passou o Uruguai durante a ditadura militar no país, iniciada em 1973. “Há mais de 30 anos, o Uruguai viveu as mesmas condições que parte dos venezuelanos está vivendo hoje”, disse.

Não é a primeira vez que o Uruguai troca farpas com o governo da Venezuela. Em março, o Uruguai convocou o embaixador venezuelano em Montevidéu após declarações indiretas do presidente Nicolás Maduro ao vice uruguaio, Raúl Sendic, a quem chamou de “covarde”.

Pouco antes de deixar a Presidência do Uruguai, em fevereiro, José Mujica disse que temia um “golpe militar de esquerda” na Venezuela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]