• Carregando...

Para registrar o feito do astronauta brasileiro Marcos César Pontes, que às 23h29 desta quarta-feira entra para a história como o primeiro brasileiro a deixar a órbita da Terra, os Correios e a Casa da Moeda vão lançar selos e medalhas comemorativas. O lançamento, claro, será feito no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), onde Marcos Pontes permanecerá oito dias, antes de retornar à Terra.

- Os selos eternizam esse momento que é uma conquista para a sociedade e para o programa espacial brasileiro - assinalou o presidente interino da Agência Espacial Brasileira (AEB), Himilcon Carvalho.

A réplica dos selos e da medalha foram apresentadas terça-feira. Os selos e a medalha fazem parte da carga institucional que o astronauta levará ao espaço e que inclui ainda uma bandeira do Brasil. Além desses itens promocionais, o astronauta levará na mala, rumo à Estação Espacial Internacional, itens pessoais e experimentos científicos, numa carga total de 15 quilos.

O lançamento do selo e da medalha será feito no terceiro dia da viagem, diretamente da Estação Espacial Internacional. Cerimônias de lançamento acontecerão simultaneamente em terra firme, em Brasília e em Bauru, no estado de São Paulo.

Pontes levará três medalhas de prata e seis exemplares do selo. Dos selos, cinco serão distribuídos a instituições e um leiloado; os recursos obtido serão doados para o programa Fome Zero. Para atender aos colecionadores, a ECT produziu 4, 5 mil selos e, a Casa da Moeda, cópias das medalhas.

O selo é composto de três quadros. No primeiro estão ilustrações da Terra e do 14Bis; no segundo a nave russa Soyuz e o foguete lançador de mesmo nome; e no terceiro a Estação Espacial Internacional (ISS) e o emblema da Missão Centenário.

A medalha, confeccionada em prata, traz em uma das faces a imagem de um astronauta no espaço com a legenda "1º vôo brasileiro no espaço" e, no outro: a Terra, a Soyuz e o 14Bis, com as inscrições "Missão Centenário" e "1906-2006".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]