• Carregando...

Bagdá – O vice-presidente xiita do Iraque, Adel Abdul-Mahdi, e o ministro de Serviços Públicos, Riad Gharib, também xiita, ficaram feridos ontem em uma aparente tentativa de assassinato. Uma bomba escondida no hall do Ministério de Serviços Públicos, em Bagdá, explodiu durante uma cerimônia oficial, matando 6 pessoas e deixando 31 feridos.

Assessores de Abdul-Mahdi disseram que ele escapou com ferimentos leves causados por estilhaços, foi levado a um hospital militar dos EUA na Zona Verde – um grande complexo do governo que também abriga a embaixada dos EUA e da Grã-Bretanha – e depois voltou ao trabalho. A polícia disse que ele ainda estava no hospital.

Abdul-Mahdi é um dos dois vice-presidente do Iraque. O outro é o sunita Tareq al-Hashemi. Uma testemunha disse que a explosão lançou Abdul-Mahdi contra a parede do ministério, que fica no bairro de maioria sunita de Mansur, no oeste de Bagdá.

A causa da explosão está sendo investigada, mas os militantes ampliaram o uso de suicidas em seus atentados. Os líderes iraquianos com freqüência têm sido alvo dos insurgentes, engajados em uma luta sectária entre sunitas e xiitas. Cerca de 100 mil soldados americanos e iraquianos estão sendo enviados a Bagdá, epicentro da violência no Iraque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]