Stefan Jagsh, do Partido Nacional-Democrata (NDP), em Altenstadt-Waldsiedlung, 8 de setembro de 2019| Foto: Andreas Arnold / dpa / AFP

Na Alemanha, um membro de um partido classificado como neonazista foi eleito por unanimidade para prefeito de um vilarejo do estado de Hessen, na quinta-feira (5). Stefan Jagsch, do Partido Nacional-Democrático (NPD), recebeu o voto dos sete vereadores de Waldsiedlung na eleição indireta porque era o único candidato. O cargo estava vago há dois meses, após a renúncia de um membro do Partido Liberal Democrático (FDP), Klaus Dietrich.

CARREGANDO :)

"Acabei de ser eleito por unanimidade pelos representantes do Ortsbeirat Altenstadt-Waldsiedlung para o prefeito. Obviamente, trabalharei pelos interesses de nosso distrito e continuarei trabalhando de forma construtiva e em todas as partes com todos", publicou Jagsh no Facebook naquele dia.

A eleição de Jagsh foi amplamente condenada por partidos políticos alemães, que pediram pela anulação da decisão. As lideranças da União Democrata Cristã (CDU, da chanceler Angela Merkel), Partido Social-Democrata (SPD, de centro-esquerda) e o Partido Democrata Livre (FDP, liberal), entre outros, se posicionaram contra a escolha do membro do NPD.

Publicidade

O NPD já foi alvo de duas tentativas de banimento pela Justiça por sua semelhança com o partido nazista de Adolf Hitler. O Tribunal Constitucional decidiu, em 2016, não abolir a legenda argumentando que a sua relevância política era praticamente nula e que, portanto, não representava ameaça à democracia. O partido foi fundado em 1964 e chegou a ter representantes em parlamentos estaduais. O NPD foi colocado sob vigilância dos serviços de inteligência da Alemanha por sua ligação com o radicalismo.

"O SPD tem uma posição muito clara: não cooperamos com nazistas! Nunca! Isso se aplica nos níveis federal, estadual e comunitário", escreveu pelo Twitter o secretário-geral do SPD, Lars Klingbeil, argumentando que a decisão não pode ser justificada e deve ser revertida.

Moradores divididos

Os moradores de Waldsiedlung, que tem cerca de 2,5 mil habitantes, estão divididos a respeito da decisão. "Jagsch é muito legal. O problema é que ele pertence ao partido errado e sou contra a promoção de membros do NPD", disse um morador à Deutsche Welle.

"Como não temos mais ninguém - especialmente nenhuma pessoa jovem que esteja familiarizada com computadores que podem enviar e-mails", disse ao Spiegel Norbert Szilasko, vereador da CDU que votou em Jagsch. Segundo ele, no Conselho Municipal, o novo prefeito se comporta de maneira correta e não faz alardes.

Jan Voß, parlamentar da prefeitura de Altenstadt, cidade onde fica o vilarejo, disse que acha assustador que os membros de seu partido, o SPD, tenham escolhido Stefan Jagsch. "Parece que todos os partidos democráticos falharam aqui", escreveu ele.

Publicidade

Apesar das críticas, o novo prefeito de Waldsiedlung disse que vai contestar qualquer tentativa de tirá-lo do cargo.