| Foto: Pete Souza/ The White House/Fotos Públicas

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse, neste sábado (20), que sua visita à ilha comunista de Cuba em março “abre um novo capítulo” nas relações bilaterais e é a melhor maneira de “promover os interesses e valores americanos” e ajudar o povo cubano.

CARREGANDO :)

“Bom dia a todos. Nesta semana, anunciamos oficialmente que vou a Cuba”, declarou o presidente americano em seu discurso de rádio semanal. A visita prevista para 21 e 22 de março reveste caráter histórico, pois o último presidente dos Estados Unidos a visitar Cuba durante seu mandato foi Calvin Coolidge, em 1928.

A viagem deverá “começar um novo capítulo em nosso relacionamento com o povo de Cuba”, disse Obama.

Publicidade
Veja também
  • Prova para Trump e Clinton em novo dia de primárias
  • Tremor de magnitude 5,5 atinge a região de Arequipa, no sul do Peru
  • Iceberg ameaça 150 mil pinguins na Antártida

“Acredito que a melhor maneira de promover os interesses e valores americanos, e a melhor maneira de ajudar o povo cubano a melhorar sua vida, é através do compromisso, mediante a normalização das relações entre nossos governos e o aumento dos contatos entre nossos povos”, considerou o presidente.

De toda forma, Obama destacou que “a mudança não virá a Cuba do dia para a noite”, já que se a ilha “se abrir mais, significarão mais oportunidades e recursos para os cidadãos cubanos”.

Desde que chegou à Presidência, Obama argumenta que o compromisso faria mais para mudar Cuba que meio século de embargos e isolamentos impostos por governos anteriores.

Em dezembro de 2014, Obama anunciou que havia participado com o presidente Raúl Castro de conversas secretas para uma aproximação. As relações diplomáticas foram restabelecidas formalmente em julho de 2015.

Publicidade