• Carregando...
Dilma Rousseff é recepcionada por estudantes na cidade de Boston, segunda etapa da viagem da presidente brasileira aos Estados Unidos | Roberto Stuckert Filho/Presidência
Dilma Rousseff é recepcionada por estudantes na cidade de Boston, segunda etapa da viagem da presidente brasileira aos Estados Unidos| Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência

Análise

Reforço das relações comerciais esconde pontos de tensão

A primeira visita de Dilma Rousseff a Washington como presidente do Brasil foi certamente cordial. Ela almoçou na Casa Branca na segunda-feira com o presidente Barack Obama.

Leia matéria completa.

Negócios

Brasil pressiona contra lei da Flórida que pune investimento em Cuba

Agência Estado

O Brasil quer uma ação da administração de Barack Obama caso seja sancionada uma lei na Flórida proibindo empresas estrangeiras com investimentos em Cuba e na Síria de relizarem negócios no estado. O temor é de que companhias brasileiras, como a Odebrecht, sejam afetadas pela legislação.

O tema foi levantado tanto na reunião da presidente Dilma com Obama como na do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, com o secretário do Comércio dos EUA, John Bryson. "A expectativa é de que o governo federal (dos EUA) tome providências contra esta lei, que é inconstitucional", disse Pimentel durante visita da presidente Dilma ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge.

A administração de Obama ainda não adotou uma posição, mas deve deixar a questão para o poder judicial decidir a validade da lei.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ligado ao Ministério da Defesa, assinou ontem acordo de cooperação científica com o americano Massachusetts Institute of Technology (MIT).

"Tenho certeza de que vamos ampliar cada vez mais nosso relacionamento [...]. Que­­ria me comprometer publicamente a dar suporte a essa parceria, que eu acredito que hoje muda de patamar", disse a presidente Dilma Rousseff após o encontro com a reitora da instituição, Susan Hockfield.

A carta de intenção assinada pelo ITA e pelo MIT prevê intercâmbio de professores e alunos, desenvolvimento de programas educacionais e colaboração na implementação de um centro de inovação em São José dos Campos (SP).

As instituições de ensino discutirão os termos do acordo pelos próximos seis meses. As áreas prioritárias serão engenharia, ciências da computação e ainda ciências médicas.

"Com o acordo queremos repensar a maneira como ensinamos engenharia e quais cursos novos vamos abrir", disse o reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco.

Em visita à Universidade Harvard, Dilma também oficializou cooperação entre a instituição de ensino ameri­­cana e a Coordenação de Aper­­feiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estimular a participação de estudantes brasileiros em programas de graduação e pós-graduação nos EUA. Ambas as escolas devem participar do financiamento a esses alunos. O acordo durará até 2018.

Outras universidades americanas também terão parceria com a Capes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]