• Carregando...
Obama conversa com David Cicilline, candidato democrata ao Senado, em Providence, Rhode Island: disputa acirrada | Jim Watson/AFP
Obama conversa com David Cicilline, candidato democrata ao Senado, em Providence, Rhode Island: disputa acirrada| Foto: Jim Watson/AFP

Washington - O voto antecipado para o Con­­gresso americano vem favorecendo os democratas em várias corridas-chave pelos EUA, aliviando um pouco os temores de total apatia dos eleitores do partido nas disputas de 2010.

Mais democratas do que republicanos foram às urnas em votações antecipadas até agora em Louisiana, Iowa, Maryland, Ca­­rolina do Norte e Virgínia Ociden­­tal. Em todos esses estados, democratas possuem mais eleitores re­­gistrados.

Os dois partidos estão quase empatados, após dias de vantagem democrata, no voto antecipado em Nevada e no Maine. Na Fló­­rida e no Colorado, os republicanos se mantém na frente.

"Ao menos de acordo com da­­dos preliminares, as pessoas que pensavam que os democratas iriam se fingir de mortos nesta eleição estavam erradas’’, disse Michael McDonald, analista do instituto Brookings.

Em uma eleição contaminada pela impopularidade da Casa Bran­­ca e pela crise econômica, a expectativa era a de que a oposição tivesse mais estímulo para ir votar. Mas, para McDonald, os números já "levantam dúvidas sobre a magnitude da diferença de entusiasmo entre os dois’’.

Os dados contrariam a tendência histórica de que a maior parte dos que preferem o voto antecipado são republicanos (à exceção de 2008). "Ainda não estamos no mesmo nível de 2008, mas o comparecimento antecipado democrata já é melhor do que em 2006, quando o partido conquistou o Congres­­so’’, afirmou o analista.

Democratas apostam nisso para diminuir a diferença diante dos republicanos, que, ao que tu­­do indica, conquistarão em 2 de novembro maioria pelo menos na Câmara dos Representantes (de­­pu­­tados). A Comissão Nacional Demo­­cra­­ta destinou US$ 30 milhões es­­pecificamente para tirar de casa mais cedo os que tendiam a não par­­ticipar.

Até o presidente Barack Obama pediu aos apoiadores que votem o mais rápido possível. "Vocês precisam sair desse comício e ir direto preencher a cédula. Hoje. Não é amanhã nem depois’’, disse em Seattle.

De forma geral, 2010 assistiu a uma mudança nos planejamentos das semanas finais de campanhas democratas por causa do vo­­to antecipado: propagandas negativas e declarações de apoio chegaram muito antes do que em ciclos anteriores. O Partido Republicano não te­­ve um esforço coordenado semelhante, mas no geral continua na frente.

No voto genérico para o Con­­gresso, 49% dizem preferir a oposição, contra 42% que apontam voto em democratas (média do site Real Clear Politics).

Analistas esperam que o voto antes da data oficial em 2010 ul­­trapasse o resultado de 2008, com 30% do total.

A uma semana da data oficial da eleição, mais de 8 milhões de americanos já depositaram seus votos – em Nevada, por exemplo, 40% dos registrados já votaram.

Neste ano, 32 estados e o Dis­­trito de Columbia oferecem alguma forma de voto antecipado, que varia de cédulas enviadas pelo correio a cabines especiais instaladas em pontos como correios, academias e shoppings.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]