• Carregando...

Em sua conta no Twitter, a blogueira cubana Yoani Sánchez anunciou já ter pronto o visto para visitar o Brasil. Ela, que já conseguiu o passaporte para deixar o país, aguarda agora a permissão de outros países. Na sexta-feira, ela afirmou que esperava visto para países do acordo europeu de Schengen, que permite a livre circulação de pessoas dentro dos estados signatários.

"Me avisaram que está pronto o meu visto para o Brasil. Assim, devo organizar os de #EUA #Mexico #Argentina #Peru #Canada e tantos outros. :)"

Antes de receber o passaporte, Yoani havia afirmado que pretendia visitar o Brasil e aproveitar para conhecer a América Latina, ou viajar para a Espanha e Europa, em sua primeira viagem para o exterior após as mudanças no sistema de imigração.

A blogueira é uma das cubanas que enfrentou uma enorme fila para a solicitação de passaporte, após ter entrado em vigor, em 14 de dezembro, a reforma nas regras de imigração do país, que eliminou a obrigação dos cidadãos de pedirem permissão para viajar ao exterior. A mudança aposenta as tarjetas blancas, as autorizações de saída emitidas pelo governo, e permite que os cubanos viajem para o exterior apenas com o passaporte e o visto emitido pelo país de destino.

O governo cubano, no entanto, já deu sinais de que nem todos se beneficiarão com a reforma. No mesmo dia em que Yoani recebeu a documentação para viajar, o dissidente Angel Moya informou que teve seu pedido de passaporte negado pelo departamento de imigração de Cuba.

Apesar da mobilização popular, persistem os sentimentos divididos entre surpresa e precaução. A reforma mantém ainda restrições a profissionais liberais, atletas, funcionários do governo e oficiais das Forças Armadas, por exemplo, que passarão por uma avaliação oficial mais rigorosa e podem ter o pedido negado, mesmo com passaporte e vistos em ordem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]