• Carregando...

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, pretende regressar no próximo fim de semana ao seu país, onde partidários vão preparar o terreno com manifestações contra o golpe de Estado que o tirou do poder. Observadores, no entanto, temem um banho de sangue.

Zelaya anunciou sua volta depois do fracasso das negociações realizadas no fim de semana na Costa Rica, que levaram à estaca zero o diálogo para resolver a crise política de Honduras.

"No próximo fim de semana teremos todas as atividades necessárias para meu retorno como manda a lei", disse Zelaya em Manágua, capital da Nicarágua.

O empresário do setor madeireiro e aliado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, exige ser restituído no cargo. Ele foi deposto no dia 28 de junho, sete meses antes de concluir seu mandato e retirado à força do país.

O governo provisório, liderado por Roberto Micheletti, no entanto, anunciou que só aceitaria seu retorno para ser submetido a julgamento por suposta violação da Constituição por tentar estender seu mandato na presidência do país.

A rejeição das propostas do presidente da Costa Rica, o mediador Oscar Arias, aprofundou o isolamento das autoridades do governo prosório, alvo de críticas comunidade internacional.

Arias pediu um prazo de mais 72 horas para buscar uma solução que parece cada vez mais distante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]