Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ucrânia

Zelensky afirma compromisso da Ucrânia em “diálogo construtivo com os EUA”

Zelensky espera "reunião significativa" com EUA na Arábia Saudita na semana que vem
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Foto: EFE/EPA/Jim Lo Scalzo/Pool)

Ouça este conteúdo

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky disse, neste sábado (8), que o país está “totalmente comprometido” em ter um diálogo construtivo com representantes do Estados Unidos, na próxima semana, em um encontro na Arábia Saudita, para discutir formas de acabar com a guerra com a Rússia.

Desde a posse, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que ajudaria o líder ucraniano no encerramento do conflito, mas depois acusou Zelensky de “não levar a sério a obtenção de um acordo de paz com a Rússia” e, com isso, pausou a ajuda militar dos EUA à Ucrânia, assim como o compartilhamento de ferramentas de inteligência com Kiev.

“A Ucrânia tem buscado a paz desde o primeiro segundo desta guerra. Propostas realistas estão na mesa. A chave é agir de forma rápida e eficaz”, postou Zelensky na rede social X.

O presidente ucraniano viaja a Arábia Saudita para uma reunião  com o  príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman, na segunda-feira (10), e informou que na terça-feira (11), os representantes diplomáticos e militares participarão de encontro com autoridades americanas para tratar o assunto do fim do conflito.

“Do nosso lado, estamos totalmente comprometidos com o diálogo construtivo e esperamos discutir e concordar com as decisões e etapas necessárias”, enfatizou.

Trump e Zelensky se encontraram no dia 28 de fevereiro, na Casa Branca, para discutir o assunto, mas a reunião não aconteceu como esperada e diante das discordâncias gerou um mal-estar entre os dois líderes frente a imprensa internacional.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.