• Carregando...
Complexo de apartamentos destruído em Kramatorsk, no oblast de Donetsk
Complexo de apartamentos destruído em Kramatorsk, no oblast de Donetsk| Foto: EFE/EPA/ROMAN PILIPEY

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (2) que a Rússia controla aproximadamente 20% do território do país que lidera e que a linha de frente de combate tem mais de mil quilômetros de extensão.

“Estamos lutando contra, praticamente, o exército russo por completo. A totalidade das forças armadas russas está participando dos combates”, disse o chefe de Estado, em uma mensagem virtual enviada ao Parlamento de Luxemburgo, que foi veiculada pela agência ucraniana de notícias Ukrinform.

Segundo Zelensky, as forças de Moscou entraram em 3.620 cidades ou aldeias da Ucrânia, sendo que 1.017 acabaram sendo “libertadas” por militares do país.

O presidente ainda relembrou que existe uma luta pela integridade territorial ucraniana faz oito anos, em alusão à anexação da península da Crimeia, em 2014.

Zelensky voltou a apelar por ajuda internacional e relembrou que, sem o fornecimento de armas pesadas, a Ucrânia não é capaz de fazer frente à pressão dos invasores.

A ofensiva russa se intensificou, sobretudo, em Donbas, no leste ucraniano, que está em boa parte sob o controle da Rússia. Os ataques das tropas de Moscou, segundo o presidente da Ucrânia, causam cerca de cem mortes por dia na região.

A situação é crítica, principalmente, no leste de Luhansk, onde duros combates ocorrem, tendo a cidade de Severodonetsk como alvo principal, conforme informou o governador da província, Serhy Haidai.

Além disso, o líder político regional denunciou os ataques russos contra a cidade de Lysychansk. “Não querem escolas, hospitais, fábricas, nem postos de trabalho aqui. Lamentavelmente, nem todo mundo entendeu isso”, afirmou Haidai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]