• Carregando...
 | REUTERS/Jose Miguel Gomez
| Foto: REUTERS/Jose Miguel Gomez

As eleições na Colômbia terão segundo turno entre os candidatos Óscar Iván Zuluaga, apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, e Juan Manuel Santos, que busca a reeleição.

Com 95,96% das urnas apuradas, Zuluaga teve 29,24% dos votos contra 25,47% de Santos.

O segundo turno ocorre no dia 15 de junho.

Os dois candidatos são ex-colegas de gabinete, mas têm profundas diferenças sobre como acabar com o conflito entre governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), que se arrasta por 50 anos e deixou mais de 200 mil mortos.

Farc

Santos, que há um ano e meio abriu negociações com as Farc, tem feito da paz a sua principal bandeira e busca a reeleição com a esperança de assinar um acordo.

Zuluaga, impulsionado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, quer capitalizar a desconfiança dos cidadãos sobre a vontade de paz da guerrilha e ameaça acabar com as negociações, argumentando que os rebeldes não devem ter concessões, como a possibilidade de serem congressistas.

Ex-ministro das Finanças, Zuluaga conseguiu rápido aumento nas pesquisas no final da campanha.

Acusações

No entanto, um escândalo sobre supostos vínculos de sua campanha com um hacker acusado de interceptar comunicações para sabotar o processo de paz entre o governo e as Farc podem prejudicar sua imagem e minar o apoio entre os eleitores.

Santos, de centro-direita política, também estava atolado de acusações de que a campanha que o levou à presidência em 2010, pagou uma dívida de US$ 2 milhões em dinheiro da droga por meio de um de seus assessores.

Os dois negaram as acusações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]