• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O inverno terminou e o vento já sopra um ar primaveril, avisando da chegada da estação das flores, das cores e da beleza. É mais um ciclo que se inicia. E cada flor que nasce representa uma nova oportunidade de mudanças, de se fazer diferente. Reconhecer o belo na natureza, nas ações do ser humano e no nosso caminho é iniciar uma jornada por dentro de nós mesmos. A primavera precisa estar diariamente conosco para que possamos enxergar além da forma. É necessário ver a beleza por trás de tudo. É imprescindível sentir o perfume das boas práticas e o gosto colorido da vida. E eles estão por toda a parte!

Assim, o dia a dia pode fugir do preto e branco. Só depende da maneira como olhamos o mundo. Apreciar a semente brotando, acompanhar o crescimento da planta, ver as flores nascendo, isso é um sinal de que tudo tem sua hora certa para acontecer e que teremos outra chance para recomeçar. A natureza é sábia e uma ótima mestra. Ensina a viver. E talvez esta seja a missão maior das flores.

Cuidar de jardins e lidar com plantas combate a depressão

O filósofo japonês Mokiti Okada afirma que a missão das flores é alegrar o homem. Prega que, se possível, devemos colocar uma flor em cada cômodo da casa, especialmente em locais como hospitais e presídios. Diz que a flor purifica o ambiente. É interessante essa visão. Muitas plantas morrem rapidamente quando o lugar em que estão é conturbado, cheio de brigas e com uma atmosfera carregada. Acredito que as flores aspiram as energias ruins, reciclando todo o ar e levando mais leveza para a nossa rotina estressante.

Pesquisas atestam que cuidar de jardins e lidar com plantas combate a depressão. Deve ser verdade. Impossível conviver com tanta beleza e não se reapaixonar pela vida. As flores exalam não apenas perfume, mas um convite diário para a autoanálise. Quando estamos cercados de beleza, nos sentimos amados, acolhidos. Por isso, gostamos de receber flores.

Aproveitemos que a primavera bate à nossa porta. Vamos deixá-la entrar e esperar que com ela venham boas surpresas. Com certeza, o belo estará presente e, com isso, os bons fluidos ajudarão a reequilibrar as nossas energias. De minha parte, sinto que a missão das flores é ainda mais do que tudo isto. A missão das flores é energizar a alma.

Márcia Carazzai Sorgenfrei é membro da Academia Brasileira de Artistas Florais e proprietária da Agapanthus Floricultura Curitiba.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]