• Carregando...

A festa da padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, celebrada em 15 de novembro, foi incluída no calendário oficial do Estado. O evento religioso é realizado há 200 anos em Paranaguá, no Litoral, reunindo mais de 500 mil pessoas. A Procissão Solene da Mãe do Rocio, também conhecida como Procissão dos Milagres, é a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Círio de Nazaré.

A devoção a Nossa Senhora do Rocio tem raízes profundas no coração dos paranaenses e começou a se fortalecer em julho de 1977, quando ela foi declarada padroeira do estado pelo papa Paulo VI. Naquele mesmo ano, o governador Jaime Canet oficializou, civilmente, essa declaração.

Por sua vez, o governador Jaime Lerner, em 21 de dezembro de 1999, sancionou a Lei nº 12.814, decretada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, instituindo o município de Paranaguá como Polo Turístico Religioso – Santuário Estadual do Rocio.

Agora, neste dia 13 de novembro de 2014, o governador em exercício, Flávio Arns, sancionou lei estadual do deputado Rossoni, aprovada na Assembleia Legislativa, incluindo a Festa Estadual da Padroeira no calendário do Paraná.

É importante lembrar que essa devoção tem suas raízes no século 17, quando "já em 1686 os habitantes da então Vila de Paranaguá haviam recorrido aos favores da Virgem do Rocio para que os livrasse da terrível peste que assolava o litoral nessa época" (Machado, p. 17). Há notícias de que os devotos de Paranaguá receberam este favor, e a peste foi varrida do Litoral. Muitos outros fatos e graças atestam a autenticidade dessa devoção.

Em 1939, a Gazeta do Povo noticiou, em emocionante e detalhada reportagem, a cura, atestada por médicos, do senhor Abrão Aniss, 54 anos, que sofrera durante muito tempo de uma paralisia nas pernas e ficou curado ao rezar e clamar a Nossa Senhora do Rocio, "que, naquela data, chegava à capital paranaense em meio a gloriosas manifestações de fé e devoção." (Machado, p. 29)

Assim, Nossa Senhora do Rocio tornou-se uma referência religiosa para todos os paranaenses. Com o intenso trabalho realizado pelos redentoristas, a devoção cresce cada vez mais.

No ano 2000, para celebrar a festa do novo milênio, o bispo diocesano de Paranaguá, dom Alfredo Novak, CSsR, e os missionários redentoristas levaram a imagem peregrina a todas as dioceses paranaenses. As visitas impulsionaram o número de romarias ao Santuário, que passou a receber caravanas durante todo o ano.

Hoje, vemos com muita alegria que a Padroeira está enraizada no coração dos paranaenses católicos. Esperamos que a partir de agora, com o reconhecimento oficial da festa, o governo do Estado comprometa-se ainda mais com o fortalecimento desse importante polo de turismo religioso do Paraná, que é considerado o local de maior visitação no Sul do país.

Que a Padroeira deste estado abençoe todos seus devotos!

Joaquim Parron, padre missionário redentorista e doutor em Ética Social pela Catholic University of America (Washington, EUA), é líder dos redentoristas no Brasil.

Dê sua opinião

Você concorda com o autor do artigo? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]