• Carregando...
Festas do pijama são opções mais baratas para aniversários infantis
Imagem ilustrativa.| Foto: Bigstock

"Ano novo, vida nova!"

De tão comum, a frase virou mais um clichê, afirmativa automaticamente proferida e mecanicamente admitida sem compromisso de se tornar realidade. Uma pena porque vejo nesta – e em muitas outras – grande potencial de metas louváveis a quem se dispõe a assumi-las na prática e além de meros ditados.

Mãe de adolescente, adotei clichês relacionados à fase como meio de lidar com filho, cega às possibilidades de, em vez disso, conviver com ele de uma forma diferente das más profecias. Desafiar o status quo trazido pela adolescência e, junto com ela, os clichês, me cobrou mudanças, a começar por minha lente sobre a adolescência e a maternidade, para seguir na missão consciente do dever de formar adulto saudável para o mundo.

Renovar o compromisso de crescer em família, especialmente quando filhos são adolescentes, traz imensos desafios.

Levada a sério, “ano novo, vida nova” pode ser mesmo o começo de algo melhor, como por exemplo, uma nova relação com filho adolescente. Mas, em vez disso, repetimos o clichê despropositadamente e, na maioria das vezes, sem o menor intuito de colocá-la em prática. Por qualquer motivo, iniciamos novo ano sem propósitos de melhoria e, o que é pior: repetindo velhos clichês.

Assim agi por preciosos anos de meu adolescente. Sem refletir sobre o passado recente, seguia a esmo em um presente mergulhado no ostracismo e na resignação de uma relação clichê com filho. Como barco à deriva, me deixava levar pelas difíceis – ainda que conhecidas! – situações vividas com meu adolescente repetindo erros clássicos e corroborando, cada vez mais, com os clichês que, mais tarde, descobri fazerem parte do “problema” de lidar com filho adolescente.

Distraída com a balbúrdia das festas de fim de ano e seduzida pela agitação do período, seguia a vida sem parar para firmar novos propósitos. Entrava no ano sem novas perspectivas e, consequentemente, sem projeto de mudanças. Por desconhecimento ou negligência, por medo ou desânimo, estava sempre a declinar o renovado e valioso convite de fazer diferente e a diferença na vida de filho adolescente de forma autêntica.

Descobri a vida com propósito de aprimoramento, maternidade em contínuo crescimento pessoal muito além de palavras e ditados.

Cansada do mesmo, senti-me forçada a tentar algo diferente. Foi quando decidi buscar novas saídas para a relação mãe e filho adolescente deteriorada pelo uso exacerbado de clichês. Na busca de soluções para velhos – e repetidos – problemas cotidianos, mudei minha perspectiva sobre a vida, primeiro de muitos passos que começaram a me presentear com anos realmente novos e melhores.

Descobri a vida com propósito de aprimoramento, maternidade em contínuo crescimento pessoal muito além de palavras e ditados; na prática da vida como ela é com filho adolescente e todo o “pacote” que vem junto com a fase de ambos. Abandonado o automatismo de um ano novo sem plano de mudanças, encontrei caminho para uma vida autêntica em família.

Hoje reconheço a necessidade intrinsecamente humana de fechar ciclos e abrir novos com metas de aperfeiçoamento. Para isso, não me furto mais de um "balanço" de fim de ano e de um promissor "esboço" do seguinte à porta, inclusive quando convivemos com filho adolescente.

Avaliar erros e buscar novas estratégias para melhores resultados com filho adolescente pode soar clichê, mas é essencial a pais que verdadeiramente desejam conviver – e continuar crescendo – com seu adolescente. É vida bem vivida, missão sendo cumprida – e aprimorada – a cada novo ano. É experiência adquirida e maturidade desenvolvida pelas circunstâncias do hoje sempre a nos desafiar. É aperfeiçoamento vitalício que cobra firme decisão de ser e fazer diferente... todo dia.

Renovar o compromisso de crescer em família, especialmente quando filhos são adolescentes, traz imensos desafios. Para vencê-los, precisamos ser autênticos, combater a massificação de uma fase e a adoção inconsciente de caricaturas que de nada ajudam a nos tornar adultos melhores.

A banalização de um relacionamento clichê com filho adolescente me roubou preciosos convites a novas experiências.

Autênticos na alegria e na tristeza deste difícil e trabalhoso relacionamento com filho adolescente; na busca incessante de caminhos capazes de mudar a má relação entre pais e filho adolescente; no abandono dos clichês usados como justificativas de uma vida de barco à deriva em família. Autênticos no desejo – e empenho – de escrever novo enredo para esta históriacaricata de pais e filhos adolescentes; na disposição e disponibilidade de enxergar por nova lente situações comuns com filho adolescente. Enfim, pais autênticos no modo de se relacionar com filho adolescente em ano novo que nos oferece mais umachance de fazer a diferença na vida em família.

Descobri que cada clichê escondia rica oportunidade de, na verdade, ser desafiado. "Minha mãe é um saco" foi frase repetida por meu adolescente por dolorosos anos calcados em clichês. Dominada por eles, vivi o descompasso de uma relação contaminada pela resignação típica de quem se pauta em frases feitas para continuar na escuridão naturalmente aceita por muitos como “da fase”.

A banalização de um relacionamento clichê com filho adolescente me roubou preciosos convites a novas experiências, inflou-me o ego a ponto de crer-me completa e não necessitada de aprimoramento até, enfim, nos impor barreiras intransponíveis que nos impediu de enxergar saídas.  Por anos, fiquei cega à necessidade de mudar.

Vida nova é mudança de vida, o que, para pais de adolescente, começa por se dispor a trocar a lente sobre filho para melhora avaliar novas possibilidades de relacionamento livre de clichês, em prol de uma relação autêntica. "Ano novo, vida nova" pode ser uma realidade para mim, para você, para sua família desde que assumamos o compromisso de perseverar buscando novas possibilidades para viver de forma diferente com filho adolescente.

O propósito é genuíno, vale o empenho, o resultado acontece. Os clichês estão aí, mas diferente do que pensava, não existem para serem meramente repetidos, mas para serem desafiados com novos perspectivas e planos melhores a cada ano.

Feliz ano novo! Feliz vida nova a pais e mães de adolescente que, junto com filho, podem e devem ser cada vez mais potenciais adultos melhores para o mundo!

Xila Damian é escritora, palestrante e criadora do blog "Minha Mãe é um Saco!".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]