A Coordenadoria de Mudanças Climáticas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná vem trabalhando fortemente na conscientização dos paranaenses para o enfrentamento às mudanças climáticas. Trabalha com ações pontuais e que servem de modelo para o resto do Brasil. Podemos citar, como exemplo, a elaboração do primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Com investimentos na ordem de R$ 850 mil, o levantamento considera emissões de diferentes fontes e setores e é fundamental para a consolidação de políticas públicas setoriais alinhadas à mitigação dos gases de efeito estufa. Da mesma forma, é importante instrumento para construção dos Planos Estaduais de Mitigação e Adaptação às mudanças climáticas globais.
Além disso, cria mecanismos para operacionalizar e dar vida à Política Estadual sobre a Mudança do Clima (Lei nº 17.133/2012), ao regulamentá-la por meio do Decreto nº 9.085/2013. Com esta ação, foi criado o Comitê Intersecretarial de Mudanças Climáticas, no qual diferentes órgãos do governo estadual discutem e debatem com a Sema questões relacionadas ao enfrentamento às mudanças climáticas globais. Também trabalha com a criação do Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), plataforma on-line de reporte de inventários, que estabelece critérios mensuráveis, verificáveis e passíveis de serem reportados pelo setor produtivo paranaense, de modo a auxiliar os agentes públicos e privados na definição de estratégias para o aumento de sua eficiência e produtividade. Outro ponto de destaque é o Projeto Estradas com Araucárias, que valoriza a árvore-símbolo do Paraná através de ações de reflorestamento com araucária (Araucaria angustifolia) em divisas entre propriedades rurais e faixas de domínio de estradas federais, estaduais, municipais e particulares. Com isso os proprietários rurais que aderem ao projeto são recompensados financeiramente pelos serviços ambientais prestados.
Já na área de educação ambiental, foram desenvolvidas cartilhas educativas com dicas para que a população paranaense possa se engajar ainda mais no enfrentamento às mudanças climáticas. O documento traz dicas para o dia a dia em questões relacionadas a economia de energia, desperdício de água, correta destinação dos resíduos sólidos, impactos da agricultura e florestas, e impactos do transporte.
Por fim, a elaboração do Projeto Sema Carbono Zero, que inventariou as emissões de Gases de Efeito Estufa da Sema, que promoveu grande conscientização nos funcionários estaduais no que tange à contribuição individualizada nas emissões de CO2. Em face dessas ações, a Coordenadoria de Mudanças Climáticas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná busca se aproximar da sociedade paranaense de modo a engajá-la no enfrentamento ás mudanças climáticas globais.
Juntos, continuaremos a progredir para um meio ambiente saudável, limpo, equilibrado e harmônico.
Carlos Renato Garcez do Nascimento, coordenador de Mudanças Climáticas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Dê sua opinião
Você concorda com o autor do artigo? Deixe seu comentário e participe do debate.
Com Ramagem como único com foro no inquérito do golpe, juristas questionam julgamento no STF
Lira sobe o tom contra “tentativa de criminalizar” discursos de deputados e pressiona PGR
Podcast analisa o julgamento sobre o Marco Civil da Internet no STF
A maior ambição do pacote de improvisos do governo está na eleição de 2026
Deixe sua opinião