Logotipo da Polícia Federal em prédio da corporação.| Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Os peritos criminais da Polícia Federal, responsáveis pelas investigações científicas do órgão, desenvolveram um software inovador para investigar as suspeitas de corrupção em gastos públicos relacionados à pandemia do novo coronavírus. Chamado “Delphos”, o sistema é alimentado com informações das contratações feitas por entes públicos de todo o país. Em seguida, ele cruza esse conteúdo com outros bancos de dados, o que propicia achados úteis para as investigações e dá mais robustez e celeridade aos laudos da perícia criminal.

CARREGANDO :)

O Delphos ataca o problema causado pela falta de padronização da grande quantidade de informações prestadas pelos governos estaduais, municipais e federal sobre as contratações motivadas pela Covid-19. Como os entes públicos não usam um formato ou sistema padronizado para a divulgação, foi preciso criar um sistema próprio, dentro da PF, que uniformizasse esse conteúdo e viabilizasse a análise e o cruzamento com outros acervos.

Os peritos criminais federais têm acumulado resultados de excelência no desenvolvimento de softwares, alguns deles sem igual no mercado privado e outros que resultam em enorme economia para o erário. Essas invenções 100% nacionais contribuem com todo o sistema, uma vez que a perícia federal as disponibiliza, gratuitamente, para as polícias civis e militares, ministérios públicos e demais órgãos de segurança, fiscalização e controle.

Publicidade

É possível citar alguns exemplos bem-sucedidos de softwares desenvolvidos recentemente pelos peritos criminais federais: a) Iped: agiliza a análise dos dados coletados em computadores e servidores após buscas e apreensões. Entre outras funções, recupera arquivos apagados, detecta nudez e decodifica arquivos; b)Peritus – processa evidências multimídia, como vídeos, comparação facial e fotogrametria forense; c) NuDetective – detecta arquivos de pornografia infanto-juvenil no próprio local da busca e apreensão e nos locais suspeitos de forma rápida, eficiente e confiável; d) Inteligeo – oferece infraestrutura centralizada para armazenamento, apresentação e análise de dados geoespaciais.

Aprovada por causa da pandemia, a Lei nº 13.979/2020 dispensa de licitação, em seu artigo 4.º, as compras de bens, serviços (inclusive de engenharia) e insumos destinados ao enfrentamento da emergência. A medida se justifica porque as licitações são demoradas, o que poderia impedir a atuação contra a doença em tempo hábil. Essa situação, no entanto, reforça a importância da transparência e, por isso, a mesma lei obriga os entes públicos a disponibilizarem todos os dados necessários para o monitoramento dos contratos.

Já foram empenhados mais de R$ 28 bilhões para estados e municípios, segundo o Portal da Transparência do governo federal. O portal Comprasnet, outro sistema oficial, mostra mais de 5 mil processos de compras relacionadas ao coronavírus.

Em situações como essa, o corpo de peritos criminais da PF mostra que sua expertise única e internacionalmente reconhecida tem muito a contribuir com o Brasil. Já existem diversas investigações sobre possíveis crimes relacionados às compras da pandemia. Mas só é possível apurá-los de forma eficiente tratando a tecnologia, a ciência e a inovação como aliadas do combate ao crime.

Sem haver uma solução tecnológica viável no mercado, mais uma vez o caminho foi o desenvolvimento, pelos peritos federais, do Delphos. Ele centraliza os dados em um único sistema e também faz os cruzamentos. Outra vantagem é que ele foi concebido pensando nos parâmetros da Lei 13.964, conhecida como “Pacote Anticrime”, que estabelece as regras e os ditames de preservação da cadeia de custódia para investigações criminais.

Publicidade

O novo sistema tem como objetivo permitir que os peritos criminais federais busquem evidências da ocorrência de sobrepreço e de superfaturamento nas contratações, além de irregularidades nas empresas contratadas. Ele fornece informações, por exemplo, se uma empresa possui sócios relacionados a pessoas politicamente expostas, compara os preços do fornecedor para órgãos diferentes, checa a possibilidade de conluio de preços, verifica a coerência do ramo da empresa com os produtos vendidos, confere contratações anteriores e levanta até indícios de empresas de fachada.

Esse tipo de análise é bastante facilitado por meio de um sistema como o Delphos, viável financeiramente e capaz de processar as informações rapidamente, além de apresentar os resultados de forma gráfica, facilitando a visualização e a identificação das ocorrências. Essa é mais uma contribuição da perícia criminal federal para o combate a crimes financeiros no Brasil, robustecendo, ainda mais, a produção de provas científicas.

Marcos Camargo, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).