• Carregando...

O que faz uma pessoa buscar caminhos em que acredita e uma atividade que faça sentido para sua vida? Como saber quais são seus dons, talentos e vocação? Essas perguntas são inspirações e nos fazem pensar. Talentos desperdiçados de pessoas insatisfeitas com suas atividades são comuns hoje em dia, e a busca pela melhor forma de construir um futuro com base em sonhos tem ganhado um número cada vez maior de adeptos.

O "EUmpreendedorismo" é um conceito novo que tem trabalhado a forma de pensar e agir das pessoas, por meio da abertura de consciência, para que elas possam realizar seus projetos profissionais ou pessoais, construindo um futuro a partir de suas essências. Ao viver este novo conceito a pessoa passa por emoções, escolhas, descobertas e começa a se olhar e se perceber por inteiro.

Se olharmos a vida como se fosse um jardim e nós, os jardineiros, veríamos que hoje todos estamos buscando colher frutos e mais frutos. Só que o importante não é exatamente a quantidade, mas a qualidade de como eles são plantados. E é justamente esse plantio que chamamos de EUmpreendedorismo.

Para que os frutos e as flores nasçam precisamos estar atentos a algumas questões. Nem sempre a primeira semente que plantamos vai germinar. É preciso plantar muitas (possibilidades) para termos um resultado mais efetivo. Por isso a importância da persistência. Todo esse trabalho de plantio exige ação e, para agir, precisamos acreditar em nosso plantio e nas nossas sementes, e ter forças para cultivá-las. Essa força nós chamamos de propósito, a união de aquilo que se ama fazer com aquilo que emociona e nos mobiliza.

Outra questão é que a natureza tem seu tempo e que todo plantio tem um ciclo. Às vezes, pelo desejo de produzir cada vez mais e mais rápido, acabamos não observando os sinais do ambiente e não identificando as oportunidades de cultivar e ampliar nosso jardim.

E ao avaliarmos estas oportunidades é que surgem as várias dúvidas e os obstáculos. O que é melhor plantar? Qual a melhor semente? Será que devemos plantar? E se não crescer? Como lidar com outros jardineiros que insistem em dizer que o plantio não vai dar certo?

Mesmo com todas essas dúvidas, quem acredita de verdade no seu jardim tem de jogar suas sementes e ir em frente. Tem de saber que regar inúmeras vezes é trabalho exaustivo e demorado, mas vale a pena. Tem de saber que os desafios aparecerão e que é necessário se preparar para lidar com eles, pois fazem parte de um processo natural; plantar e colher não é fácil, mas vale cada minuto. Tem de saber que o tempo vai passar, os desafios poderão até continuar surgindo, mas o sol também aparecerá e aquecerá até o momento em que as sementes darão flores e frutos. E é esta a hora de celebrar não somente o sucesso pelas flores e frutos gerados, mas também pelas novas mudas geradas, pelo ambiente à sua volta que se tornou de melhor qualidade e pela inspiração que trouxe a outros jardineiros.

É esse processo de plantio e colheita que chamamos de EUmpreendedorismo; o caminho em busca da realização pensada, trabalhada e inspiradora!

Dê sua opinião

Você concorda com o autor do artigo? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]