• Carregando...
Conselho Federal de Psicologia
Imagem ilustrativa.| Foto: Freepik

Em dezembro de 1973 o Paraná teve sua primeira turma de psicólogos colando grau no curso ofertado com pioneirismo pela então Universidade Católica do Paraná, atual Pontifícia Universidade Católica. A profissão de psicólogo foi regulamentada pela Lei Federal 4.119/62. O curso foi criado no final dos anos 1960, com protagonismo do brilhante professor Egídio José Romanelli. Eram 50 alunos, dentre os quais a então jovem entusiasta, e hoje eminente professora Maria Julia Trevizan, que acaba de ter sua trajetória profissional reconhecida pelo Legislativo Municipal da capital paranaense com o título de “Cidadã Honorária de Curitiba”, por iniciativa do vereador Sérgio Renato Bueno Balaguer, mais conhecido como Serginho do Posto.

O psicólogo é o profissional de saúde que utiliza a ciência da psicologia para ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento e, assim, compreender suas dificuldades emocionais e superar problemas interiores e relacionais. Destaque-se que a psicologia tem uma função social extremamente importante na medida da procura dialética entre o indivíduo como substrato biológico e a sociedade – meio ambiente em que cada um busca sua realização pessoal. Nesse sentido, a formação da primeira turma de psicólogos no Paraná é um marco importante que deve ser lembrado e comemorado em seu Jubileu de Ouro. Muito oportuno, portanto, para marcar a passagem desses cinquenta anos, homenagear Maria Julia Trevizan, um dos grandes expoentes da psicologia no estado.

A história da psicologia no Paraná confunde-se com a história de vida de Maria Julia Trevizan.

A laureada nasceu em Salvador (BA) em 1944, tendo mudado para Curitiba com seus pais e irmãos ainda na tenra infância. Aqui estudou, trabalhou, lecionou e empreendeu com sucesso. Foi a primeira presidente da Associação Profissional dos Psicólogos do Estado do Paraná (APPEP) e igualmente a primeira presidente do Sindicato dos Psicólogos no Estado do Paraná. Foi também a primeira presidente do Conselho Regional de Psicologia da 8ª Região. É psicóloga organizacional, mestre e doutora em Administração, diretora da Racional. Foi professora titular do Departamento de Psicologia, tendo sido coordenadora do curso de graduação em psicologia, e assessora da Vice-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da PUC-PR. Foi, ainda, a primeira mulher não médica, que ocupou a função de diretora-geral do Hospital Universitário Cajuru.

A história da psicologia no Paraná, como se vê, confunde-se com a história de vida de Maria Julia Trevizan, que participou de um grupo corajoso que soube desbravar os caminhos para o reconhecimento e consolidação da tão importante profissão, em busca de seus valores e ideais. Não bastasse a brilhante trajetória acadêmica e profissional, há que se falar na mulher forte e solidária que é a Maria Julia. Maria Julia é aquele tipo de pessoa que está sempre disponível para socorrer os que dela precisam. Vive há mais de cinquenta anos um casamento feliz, contando com dois filhos e igual número de netos. É, ademais, excelente chef de cozinha. Nada mais justo, afinal, do que a edição da Lei Municipal 16.153, sancionada no último dia 23 de abril de 2023. Nossos cumprimentos aos legisladores e ao chefe do Executivo pela acertada iniciativa. Viva Curitiba! Viva a nova cidadã curitibana!

José Luiz Costa Taborda Rauen é advogado, professor de Direito Civil da PUC-PR e ex-assessor jurídico do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]